Oficina “Nosso Projeto”, promovida pela SEDEC, foi realizada na última sexta-feira (20), no Caípe

Na última sexta-feira (20), das 09h às 13h, foi realizada uma das Oficinas “Nosso Projeto”, na localidade do Caípe. A oficina, que é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), acontece com a perspectiva de criação do primeiro Banco Público Municipal de Projetos Sociais. 

As oficinas são voltadas para as pessoas que fazem parte das associações de bairros, e possui como objetivo contribuir com o fortalecimento destas associações, e também das redes solidárias e colaborativas por meio do desenvolvimento institucional, através do apoio técnico necessário, ampliando os conceitos sobre empreendimentos sociais, solidários, gestão e elaboração de projetos sociais. 

As oficinas acontecem todos os anos, no período de setembro e outubro na Sede do município, sempre com mudanças na metodologia. Este ano, a estratégia foi um pouco diferente, houve uma descentralização e, além da Sede, a oficina foi levada para as demais localidades, como Muribeca, Ferrolho, Ilha das Fontes, Jabequara, Santo Estevão, Ilha do Paty, Monte Recôncavo, Coroado e Vencimento. 

O processo metodológico será direcionado na perspectiva da imersão do ambiente onde os projetos sociais e solidários serão executados, a partir do diálogo da participação, com a dinamização dos grupos inscritos. Com o propósito de estimular a criação de projetos, a intenção é proporcionar às pessoas noções básicas de como criá-los. 

A meta é a de que ao final das oficinas, tenham sido elaborados 20 projetos que serão depositados no Banco Municipal de Projetos. Cada oficina terá quatro aulas, através da modalidade semipresencial, com três encontros presenciais e um acompanhamento virtual.

Quando se tem políticas sociais, existe uma maneira de garantir que as políticas públicas serão instituídas”, indagou Frederico da Luz, um dos técnicos envolvidos na realização da oficina. Além dele, Adriana Sant’Ana compõe o corpo técnico responsável pela realização do “Nosso Projeto”.

Skip to content