Olimpíadas do Conhecimento agitam alunos do 5° e do 9° ano no município

Olimpiada4

Alunos do 5° e do 9° ano da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde participaram de uma aula show na última quarta-feira, dia 28 de outubro, durante as Olimpíadas do Conhecimento, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), através do Sistema Positivo de Ensino. O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde.

Na Câmara de Vereadores, os estudantes participaram ativamente de uma série de atividades envolvendo música, tirinhas, metáforas, poesia, filmes, linguagem de sinais e muito humor. Tudo para falar sobre a importância da linguagem na comunicação humana. “Ler e entender nos permite aproximação com as pessoas”, disse o comandante da atividade, Pituxo. Segundo ele, também é necessário utilizar técnica e astúcia na intepretação dos textos.

Olimpiada6

Em uma aula pra lá de animada, o professor Pituxo falou sobre matemática, ciências e a importância da interpretação das questões. Também teve um “quiz” de perguntas e respostas animando as turmas. Em sua fala, Pituxo utilizou uma metáfora para falar aos alunos sobre a importância da educação e de cada fase da vida deles. De acordo com o palestrante, a vida é como um jogo de vídeo game onde você chega sem as suas armas (o conhecimento) e vai adquirindo cada uma delas com o passar das fases (anos de estudo). Cada fase é uma oportunidade de crescer e estar melhor preparado na hora de enfrentar o grande chefão (o vestibular) e quem aproveitou bem cada etapa terá as melhores armas para vencer o jogo (a vida).

Olimpiadas

Por fim, ele agradeceu a atenção e carinho dos alunos e fez uma bela homenagem aos professores. “Os professores de vocês fazem de tudo para que o seu futuro seja melhor do que o deles. Enquanto vocês estão em casa descansando e brincando, eles estão preparando aulas a noite e dando o máximo de si. O professor é a ponte que liga vocês ao sucesso. Lembrem-se também que os livros nunca vão deixar vocês na mão e vão proporcionar o futuro maravilhoso que vocês desejam”, disse Pituxo enquanto pedia uma longa salva de palmas aos educadores, a qual foi atendida com todo o empenho dos alunos.

Ao final do evento, os alunos receberam lanches e um livro de atividades que poderá ser trabalhado em sala de aula.

Olimpiada7