Operação Chuva: Defesa Civil vai atuar em regime de plantão 24h

defesa_

Durante o período de chuva, a Defesa Civil de São Francisco do Conde irá atuar em regine de plantão 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. A equipe de plantão no setor é composta por oito funcionários entre técnicos de segurança, brigadistas, coordenador, motorista e atendente. O objetivo do trabalho ininterrupto é atender a demanda da população, para que os desastres sejam evitados. O órgão atende gratuitamente através do telefone 0800 071 3968.

Em horário administrativo, que funciona das 08 às 16 horas, o setor também faz a distribuição gratuita de lonas plásticas para aumentar a proteção contra as ações das tempestades de outono e inverno. Do dia 20 de abril até o final do mês citado foram realizados 162 atendimentos, sendo 90 deles apenas no dia 25 de abril, quando o município enfrentou uma forte chuva de mais de 58 mm de água. Mesmo diante dessa situação, até o momento, a Defesa Civil não registrou nenhum caso de deslizamento de terra, desabamento ou alagamentos no município.

Ações preventivas da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) como limpeza de córregos e rios, encostas e bocas de lobo; desobstrução de esgotos; sucção de fossas; podas de árvores e retirada de entulhos, têm contribuído para evitar desastres nesse período.