Operação Chuva: SESP e Defesa Civil desenvolvem ações preventivas para evitar desastres

chuva

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), em parceria com a Defesa Civil municipal, tem trabalhado, desde o ínicio do ano, com ações preventivas para evitar desastres durante o período de chuva. Ações como: limpeza de fossas, canais e bueiros, além de poda de árvores tem sido realizadas com o objetivo de evitar alagamentos e deslizamentos de terra. Os serviços já foram feitos pela SESP nos bairros do Centro, Paramirim e Coroado e nos próximos dias os trabalhadores estarão intervindo nas comunidades de Muribeca e Caípe.

Até o momento, a Defesa Civil não registrou nenhum caso de deslizamento de terra, desabamento ou alagamentos em São Francisco do Conde. Isso somente está sendo possível graças ao cuidado que a administração vem tendo para diminuir os impactos das chuvas, através da realização de obras de contenção de encostas, a exemplo das que foram feitas nos bairros do Céu Turco, São Bento, Travessa Rodolfo Tourinho e Avenida Castro Alves, após o incidente de 2009, que deixou 100 famílias desabrigadas. As contenções realizadas nessas zonas consideradas, até então, de alto risco ocorreram por meio de recursos próprios.

A Defesa Civil atende chamados 24h por dia, inclusive nos finais de semana, através do telefone 0800 071 3968. A ligação é gratuita. Além desse trabalho de combate a desastres no período chuvoso, o setor também faz visitas domiciliares. No caso de uma solicitação do dono da casa, um técnico do órgão vai ao local avaliar se o imóvel oferece algum risco para os moradores. Também é feita gratuitamente a distribuição de lonas plásticas, para aumentar a proteção contra as ações das tempestades de outuno e inverno.

Orientações para ajudar o morador:

Evite construções perto de encostas
– A terra pode deslizar e causar acidentes;
– Retire bananeiras e árvores de grande porte dessas áreas;
– Jogue lixo em locais adequados;
– Rebaixe o capim, deixando as raízes.

Previna-se contra desabamentos
– Consulte um técnico antes de construir o seu imóvel;
– Não conserve paredes com rachaduras;
– Qualquer sinal de desabamento, entre logo em contato com a Defesa Civil.

Cuidado com alagamentos
– Mantenha sempre livre e limpos os canais de escoamento, bocas-de-lobo e cursos d’água;
– Não deixe água empossada;
– Faça valetas e canais de água para escoar.

Evite doenças
– Não deixe lixo em locais molhados;
– Não mantenha lixos e entulhos perto de sua casa;
– Deixe seu terreno limpo;
– Não jogue lixo e entulho em encostas e valetas;
– Conserve crianças longe de água parada da chuva.