“Orientação para o mundo do trabalho” foi tema do 1º ciclo de oficinas promovido pela SEDEC

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Conde (SEDEC) reuniu cerca de 60 pessoas nesta quarta-feira, 14 de agosto, no auditório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na Baixa Fria, das 08h às 16 horas, para realização do 1º ciclo de oficinas que tem o objetivo de melhorar e corrigir a apresentação pessoal dos sanfranciscanos, quando estiverem em busca de emprego.

O evento teve início com o acolhimento aos participantes, através do secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César; do coordenador da Formação e Qualificação Profissional da SEDEC, Edilson Machado, e da coordenadora do SineBahia no município, Maria Cleide, que deram as boas-vindas e chamaram atenção para a importância daquele momento. Ressaltaram que, os que ali estavam deveriam aproveitar cada detalhe das palestras.

Noções Comportamentais (postura, ergonomia); Apresentação em um ambiente de trabalho (expressão, linguística, trajes, etc.) e Elaboração Curricular” foram os eixos abordados durante as atividades. A psicóloga e supervisora de qualificação social e profissional do SineBahia Salvador, Joilma Nobre, foi a primeira a palestrar com o tema “Orientação para o mundo do trabalho”. Ela destacou de forma bem humorada o que um candidato pode ou não colocar em um currículo e como deve se comportar no momento de uma entrevista.

Confira algumas dicas dadas pela psicóloga: nunca iniciar o documento inserindo o termo “Curriculum Vitae”; ele deve conter no início os dados pessoais do candidato: nome completo, estado civil (opcional), data de nascimento (opcional), endereço (apenas o nome da rua e bairro), contato (telefone residencial e celular – cuidado com os e-mails pessoais que contém informações desnecessárias ao ambiente profissional.

Na sequência, o candidato deve incluir o objetivo profissional de forma breve; sua formação acadêmica (grau de escolaridade e ano de conclusão, em caso de nível superior incluir o curso); experiências profissionais – no máximo três – (contendo nome da empresa, função, atividades desenvolvidas e período) e os cursos, caso o candidato tenha feito algum.

É importante salientar que, ao final do currículo deve ser colocado o seguinte dado: Atualizado em – incluir a data em que o documento foi produzido. Isso facilita ao avaliador na hora de saber quando aquelas informações foram prestadas pelo candidato. Confira aqui os modelos de currículo apresentados durante o evento.

As atividades tiveram continuação com a apresentação das analistas de RH, Luisialine Novaes e Jesarela Sodré, da B3 Estaleiro, empresa que tem pretensões de se instalar no município. Além de atividade de ginástica laboral e apresentação da coordenadora do SineBahia em São Francisco do Conde, Maria Cleide Santos, para explicar o funcionamento do órgão.

De acordo com o coordenador da Formação e Qualificação Profissional da SEDEC, Edilson Machado, essa atividade foi pensada após a secretaria receber diversas reclamações do SineBahia do município, a respeito de candidatos que não sabiam se portar no momento da entrevista. “Tivemos queixas de pessoas que iam para as entrevistas e não sabiam se comportar, com boné no caso dos homens, mulheres com maquiagens carregadas, roupas curtas e decotadas. Então, essa é uma oportunidade do cidadão melhorar em alguns aspectos que estão dificultando o seu acesso ao mercado de trabalho”, ressaltou Machado.

O evento foi uma realização da SEDEC em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (SINE) e com a empresa B3 Estaleiro. A intenção é promover periodicamente esses ciclos de aprendizagem a fim de oportunizar esclarecimentos a comunidade sanfranciscana acerca do mercado de trabalho; do comércio no município; oficinas para beneficiários do Programa de Acolhimento Social (PAS) – com dicas de como utilizar o benefício, além de atividades voltadas também para cultura e esporte.

 

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