Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama e a Saúde vai promover diversas atividades

outubro rosa mulheres

O mês de outubro celebra uma série de ações de prevenção e luta contra o câncer de mama em todo o mundo, conhecido como Outubro Rosa. Vendo a importância desta mobilização, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) vai promover atividades em diversas unidades de saúde como: o Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM), as Unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Mais de 25 eventos educativos vão acontecer em toda a cidade até o final de outubro. Uma caminhada também faz parte das ações e acontecerá no dia 30 de outubro, entre a Rua Rodolfo Tourinho e a sede do CRESAM, na Rua Santa Rita, com direito à carro de som para animar o trajeto.

Toda a mobilização sobre a doença visa divulgar a importância do autoexame e do acompanhamento médico, além de enfatizar a possibilidade de cura com o tratamento correto e precoce.“A realização de exames para detecção precoce do câncer de mama é fundamental. A doença é a segunda maior causa de morte entre as mulheres no Brasil, por isso, nós vamos realizar diversos eventos, incluindo palestras sobre o direito dos pacientes oncológicos. A doença tem cura quando diagnosticada precocemente”, enfatiza a secretária da Saúde de São Francisco do Conde, Telma Silva.

Para abrilhantar o projeto, a SESAU vai divulgar um outdoor com foto das mulheres sanfranciscanas que venceram a doença ou estão em processo de tratamento do câncer, como uma forma de sensibilizar a população e, principalmente, valorizar essas mulheres poderosas e guerreiras que encaram a doença com otimismo.

Em São Francisco do Conde, nos preocupamos muito com o câncer, entre eles o de mama, por isso, durante o Outubro Rosa faremos palestras e uma imensa campanha no sentido de conscientizar à população para a prevenção”, explica a prefeita do município, Rilza Valentim.

Todas as unidades de PSFs vão ter uma programação de eventos e paletras durante o mês de outubro. Para saber mais detalhes procure a unidade de saúde mais perto de sua casa. Na sede, o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) vai realizar a Caravana Rosa que, no dia 9 de outubro, visitará os principais pontos da cidade: comércios, escolas, secretarias e outros.

O objetivo é divulgar a Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama: Confira aqui a programação completa do Outubro Rosa em São Francisco do Conde.