Outubro Rosa: CRESAM segue com rotina de prevenção ao câncer de mama, nesta sexta-feira (26)

Em São Francisco do Conde, as atividades em alusão a Campanha do Outubro Rosa continuam acontecendo e parte importante desta luta é o Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, que faz o trabalho de prevenção, educação e diagnóstico da doença no município, bem como o apoio às pacientes.

Nesta sexta-feira, 26 de outubro, aconteceram mais atividades no centro com o objetivo de esclarecer dúvidas das mulheres franciscanas, como técnicas de relaxamento, com a psicóloga do Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial à Estudantes – PROAP e palestra sobre a importância da detecção precoce do câncer, pois esse é um fator decisivo na recuperação.

Além da parte educativa, também foram ofertados exames de mamografia e exames clínicos da mama, assim como preventivo ginecológico, visando garantir uma saúde mais integral das mulheres franciscanas.

O exame clínico das mamas deve ser realizado rotineiramente pelo médico durante a consulta em mulheres a partir de 25 anos, preferentemente na primeira semana após a menstruação.

O exame também pode ser realizado por outro profissional de saúde treinado (enfermeiro ou enfermeira), e tem fundamental importância para a detecção precoce do câncer de mama. Durante o exame, sinais como assimetria, abaulamentos, retrações, nódulos e outros aspectos incomuns são cuidadosamente pesquisados.

 

 

Skip to content