País inicia testes da vacina contra a dengue em humanos

139289970

O Brasil avança no processo de desenvolvimento da vacina contra a dengue com a permissão do teste em seres humanos. O Instituto Butantan foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a começar a etapa clínica do imunobiológico. O Ministério da Saúde está investindo R$ 200 milhões na pesquisa.

A vacinação deverá ser realizada com 300 voluntários e terá cinco anos de duração. O objetivo é prevenir a população contra quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4). Os testes em humanos serão realizados em três centros de pesquisas clínicas em São Paulo: no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP); no Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e no Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP).

O Instituto Butantan iniciou a pesquisa da nova vacina em 2006. Se for aprovada em todas as etapas de pesquisa clínica, poderá ser comercializada e distribuída à população. A perspectiva do governo brasileiro, em caso de sucesso em todas as etapas, é atender a demanda nacional e de exportação.

Hoje, a melhor forma de evitar a dengue ainda é a prevenção. Todos podem ajudar a combater essa doença com ações simples como: evitar que o mosquito se reproduza, para isso, basta tampar os tanques, não acumular água nos quintais e plantas e deixar o agente de saúde fazer a verificação periódica dos tanques.

Skip to content