Palestra “Orientações para Revendedores de Gás e Água” foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) para os comerciantes locais

Em continuidade às ações do Outubro Empreendedor, foi realizada nessa última quinta-feira, dia 25 de outubro, a palestra intitulada “Orientações para Revendedores de Gás e Água”. Embora a temática fosse de fundamental importância para aqueles que lidam com esse tipo de negócio, a adesão para obtenção de conhecimentos acerca da legislação foi muito baixa. Apenas dois revendedores compareceram ao convite feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, o que gerou sentimento de frustração entre os palestrantes.

A ação de hoje conta com a parceria da gestão e comerciantes para que eles possam regularizar seus negócios e exercer a atividade de forma legal. Queremos que vocês continuem empreendendo e gerando emprego e renda para a cidade, e conhecimento para fazer correto é fundamental“, disse Edilson Machado, da SEDEC, durante a abertura das falas.

Esse trabalho nada mais é do que regularizar as iniciativas comerciais e de serviços da nossa cidade. Parece ser burocrático, mas a gente vem para desburocratizar o máximo. Estamos na condição de parceiros, mas parceiros com responsabilidade“, frisou a secretária de Planejamento Silmar Carmo.

Deisiane Santos, gerente de Programas Urbanos da SEPLAN, levou informações sobre obtenções de alvarás. “O empresário passa por várias etapas. Após às questões da JUCEB, é avaliada a arquitetura do espaço com suas instalações elétricas, hidráulicas, piso, parede, iluminação, ventilação, mobiliário, entre outros aspectos“. Segundo ela, o empreendedor ainda passa pela avaliação da Defesa Civil, nas questões relacionadas à segurança e combate à incêndio; avaliação da SEMAP com licenças ambientais e, por último, avaliação da Vigilância Sanitária.

O engenheiro da Defesa Civil, Cleidson Souza, alertou para a revenda de gás e de outros produtos no mesmo local, como água, por exemplo, que é proibida. “O segmento de gás é o que mais nos procura na Defesa Civil com dúvidas e fico até decepcionado pela baixa adesão dos comerciantes do setor. É preciso se adequar às novas leis e os estabelecimentos têm de estar regularizados pela ANP“. De acordo com o engenheiro, depois dos acidentes na Boate Kiss, em janeiro de 2013, que deixou 242 mortos e da Farmácia Pague Menos, em Camaçari, com 09 pessoas mortas, as leis de segurança ficaram mais rígidas.

Na sequência, José Antônio, da Vigilância Sanitária, exclamou acerca das licenças sanitárias.

 

Skip to content