Pedra Santa recebe Limpeza e Plantio de Plantas Nativas e Sagradas no bairro do São Bento

Na manhã desta terça-feira (22), equipes das secretarias municipais do Meio Ambiente (SEMA), de Serviços Públicos (SESP) e de Desenvolvimento Social (SEDES) realizou a limpeza da Pedra Santa. Foi feita uma revitalização do local,visando aumentar a vegetação nativa da localidade. Foi feita a limpeza do caminho que leva até a Pedra Santa e o plantio de 40 mudas com as seguintes espécies: Pata de Vaca, Cajueiro Africano e Pau Brasil, que são plantas típicas da Mata Atlântica, as quais foram plantadas pelos donos de terreiro. Mãe Irene que esteve presente na homenagem feita a Pedra Santa disse: “isso é importante, muito mais força para o axé! Aqui esse lugar me faz lembrar os meus antepassados, as minhas raízes também estão neste lugar”.

A Pedra Santa representa uma espécie de local sagrado onde há renovação de energia. Mametos, Babalorixás, Yalorixás, Tatas e caboclos, no passado, iam até lá, no período do 02 de Julho, render homenagens a eles, colocando suas oferendas entoando cantigas do Axé ao som dos atabaques numa procissão de fé.

Localizada no povoado de São Bento das Lajes, a Pedra Santa é imensamente comentada por pessoas antigas que falam da magia do lugar, que se constitui de uma formação rochosa, tomando as formas geológicas de uma pequena cachoeira que recebe as águas oriundas da localidade de Campinas (geralmente após o período das chuvas).