Pescadores e marisqueiras são homenageados em São Francisco do Conde

DSCF5139

As celebrações ao dia dos pescadores e marisqueiras em São Francisco do Conde começaram cedo. Na manhã de sábado (29), a comunidade se reuniu na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia para homenagear São Pedro e São Paulo, importantes santos católicos, que eram apóstolos e também pescadores. A missa foi marcada por muitos cânticos e louvores.

O pescador entrega sua vida a Jesus na confiança de ir para o mar e trazer seu sustento”, afirmou o Frade Wilson.

Comemorar essa data é uma maneira de nos aproximar dos pescadores e marisqueiras não só nos momentos de luta, como também nas festividades. Estamos aqui mostrando que eles podem cantar com nosso governo”, enfatizou o Secretário de Agricultura e Pesca do município, Renato Costa Rosa. Ele salientou que: “Nossa primeira vitória foi a aproximação, hoje eles se sentem mais seguros com nosso trabalho. Outras importantes conquistas na área da pesca são: a inclusão de 571 profissionais no defeso e, agora, o pescado do município passa a fazer parte da merenda escolar das crianças, através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar”.

Dando seguimento às festividades, eles seguiram em procissão carregando a imagem de São Pedro pelas ruas em direção à Colônia de Pescadores Z-5, que fica na orla marítima da cidade e, mais tarde, foram recepcionados no camarote oficial dos festejos juninos para um café da manhã com forró.

Não é só o nosso sustento, é também a satisfação de contribuir com a economia do nosso país. Nessa data devemos lembrar-nos de valorizar o profissional da pesca e respeitar o mar, que está muito poluído”, revelou a tesoureira da colônia, Ana do Caípe.

Skip to content