Pesquisa acadêmica inédita sobre a escrita chega a segunda fase

A pesquisa Peculiaridades da Aquisição da Escrita na Língua Portuguesa, voltada para alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde, teve a sua segunda etapa desenvolvida durante este mês de outubro. Através dos dados consolidados, pretende-se qualificar, ainda mais, a alfabetização de crianças no Brasil e no mundo.

Coordenada pela Prof.ª Drª. Giovana Cristina Zen, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a orientação da Prof.ª Drª. Emilia Ferreiro, do Departamento de Investigações Educativas do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional do México (CINVESTAV/México), a pesquisa está sendo feita com a participação do grupo de pesquisa Ateliê de Pesquisa Didática, vinculado à FACED/UFBA. Os protagonistas são os estudantes das escolas Arlete Magalhães, Monteiro Lobato e Frei Eliseu Eismann, com idade entre 4 e 6 anos.

O objetivo da pesquisa é identificar as especificidades do processo de construção da escrita na Língua Portuguesa. “Por este motivo, estamos acompanhando 115 crianças da Rede Municipal de Ensino. Ao longo do mês de outubro, estamos realizando a segunda etapa da pesquisa para analisar o que pensam as crianças diante do desafio de aprender a ler e a escrever. Cada criança participa de uma entrevista na qual ela é desafiada a escrever uma lista de palavras. A intenção não é avaliar o quanto as crianças avançaram na compreensão sobre o sistema de escrita, mas compreender como esse processo acontece”, explicou a pesquisadora e professora Giovana.

Ela também informou que uma outra meta da pesquisa “é oferecer aos professores brasileiros uma discussão teórica que possa ajudá-los a alfabetizar todas as crianças, inclusive aquelas que hoje têm ficado pelo meio do caminho”.