Plano Municipal do Livro, de Leitura e de Biblioteca foi discutido na terça-feira (14)

Plano Municipal do Livro, de Leitura e de Biblioteca  11

Na terça-feira, dia 14 de junho, São Francisco do Conde recebeu as atividades do projeto “Rota da Independência” que passa pelos municípios que tiveram participação ativa no processo de Independência da Bahia, dia 02 de Julho. Dentre essas atividades aconteceu a primeira discussão sobre a elaboração de um Plano Municipal do Livro, de Leitura e de Biblioteca para São Francisco do Conde.

Estiveram presentes ao evento representantes da Fundação Pedro Calmon (FPC) – vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, além de representantes das secretarias municipais da Educação – SEDUC e de Cultura e Turismo – SECULT. As representantes da Fundação Pedro Calmon apresentaram aos presentes os meios e caminhos para se iniciar a elaboração de um plano nessa área.

Plano Municipal do Livro, de Leitura e de Biblioteca  1

Dentre os objetivos apresentados estavam: estabelecer políticas públicas para o livro, a leitura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação; assegurar o acesso aos livros e à inclusão de todos; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade, diversidade de temas, títulos, editoras e autores na produção editorial e nos acervos, considerando a diversidade cultural brasileira; além de desenvolver e apoiar ações de literatura, contemplar escritores, editores e livreiros.

Nós, da Educação, somos quem mais precisamos das bibliotecas. Hoje no município nós temos uma biblioteca que está sendo reformada; é a única que a gente tem. E, além disso, temos nossas bibliotecas móveis que nós compramos para nossas unidades escolares. Então, a construção desse plano será de fundamental importância para nossa secretaria”, declarou a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira.

Plano Municipal do Livro, de Leitura e de Biblioteca  3Durante o encontro o representante da SEDUC, Frederico da Luz, apresentou os objetivos e ações para o início das atividades de elaboração do Plano Municipal do Livro, de Leitura e de Biblioteca de São Francisco do Conde. Após a reunião, realizada nesta terça-feira (14), o próximo passo é elaborar o decreto para instituir o comitê de elaboração do plano.

Além deste encontro, o projeto “Rota da Independência” também promoveu o “Festival Dois de Julho é todo ano, Dois de Julho é todo dia!”, com apresentação artística – FUNCEB; Aula-Espetáculo – Cia. de Teatro Finos Trapos e Concerto à Liberdade – Filarmônica.