Plano Urbanístico Específico (PUE) da Ilha de Cajaíba foi apresentado a comunidade na plenária da Câmara

Plano Urbanístico Específico (PUE) da Ilha de Cajaíba 5Aconteceu em São Francisco do Conde na última quinta-feira, dia 23 de julho, uma Audiência Pública para a apresentação do Plano Urbanístico Específico (PUE) da Ilha de Cajaíba, na Câmara de Vereadores. O objetivo do evento era mostrar a comunidade as regras para o zoneamento de uso e ocupação do solo e ouvir a população sobre as regras do Plano que, posteriormente, será votado pelos vereadores. O PUE é uma parceria entre as secretarias munivipais de Turismo – SETUR, Meio Ambiente – SEMA e Planejamento – SEPLAN.

Estavam presentes na apresentação a nova secretária de Turismo, Vanda Nunes, e o atual secretário da pasta José Carlos Reis; a secretária do Meio Ambiente, Silvana Costa; o novo secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo, que representou o prefeito Evandro Almeida; a secretária de Planejamento, Silmar Carmo e os vereadores Eliezer de Santana, Antonio Lopes, Luis Carlos Dantas, Venilson Chaves e Sônia Batista.

Em sua fala, Venilson Chaves (Cravinho), falou sobre a importância dos comerciantes na discussão de um projeto desta amplitude: “precisamos fomentar o turismo na nossa cidade e essa bela ilha pode ser lucrativa para a nossa cidade através do turismo sustentável. Precisamos que os comerciantes estejam inseridos nessa discussão”, declarou. Para Antonio Lopes (Pantera): “esse é um momento importante, pois cada cidadão tem o direito de opinar e sugerir. Discutam com sabedoria”, sugeriu. Já Eliezer de Santana apontou questões que, segundo ele, são importantes que a população se atente sobre como vão ocorrer o desenvolvimento do turismo, emprego, comércio e impactos ambientais.

Em discurso, a ex-secretária de Gabinete, Vanda Nunes, que está assumindo a pasta do Turismo, falou sobre o potencial da cidade e a importância da audiência para trilhar o caminho do desenvolvimento. “O nosso objetivo é ouvir a sociedade e apresentar o Plano Urbanístico da Ilha de Cajaíba contando com a contribuição de vocês”. Para a secretária de Planejamento, Silmar Carmo, “os técnicos da Prefeitura estão de parabéns pelo trabalho de extrema qualidade”. Ela também frisou que haverá um espaço preservado da ilha destinado a pesquisas acadêmicas e lembrou as universidades do entorno, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade do Recôncavo Baiano (UFRB).

Quem também se pronunciou sobre o Plano Urbanístico foi a secretária do Meio Ambiente. Para Silvana Costa, “é de extrema importância ter a comunidade bastante ativa, pois no passado foi a união da população que barrou a construção de um Eco Resort, cujo projeto não beneficiava a comunidade”. Ainda segundo ela:,“ o projeto preserva o manguezal da região, a agricultura e a pesca, valorizando o turismo ecológico e o potencial natural”.

Já o secretário José Carlos Reis, que iniciou o projeto do PUE a frente da Secretaria de Turismo lembrou que “esse é um momento histórico”. Ele parabenizou as equipes das três secretarias envolvidas na construção do Plano Urbanístico e lembrou que 17 hectares da área da ilha foram comprados pela Prefeitura visando garantir lazer a população. Ele também falou que entre as propostas estão um Museu e Parque Tecnológico e uma unidade de preservação que vai conservar mais de 70% da área de Cajaíba.

Quem também discursou foi o novo secretário de Governo, Carlos Alberto Cruz, que leu uma mensagem do prefeito Evandro Almeida, onde o gestor destacou a importância de se discutir o uso ordenado do espaço da ilha e afimou, mais uma vez, seu empenho em fazer um trabalho cada vez melhor. Em nota, o prefeito lembrou das diversas obras entregues no último ano e do Educa Chico que saiu do papel e as famílias já estão recebendo os cartões com o benefício. Carlos Alberto Cruz completou a fala parabenizando as secretarias envolvidas pela iniciativa de ouvir a comunidade e pediu aos demais secretários que façam isso sempre que possível. “Precisamos levar as nossas discussões para todos os bairros e ouvir sempre mais os moradores”, falou.

Após a mesa de abertura, o evento seguiu com a fala dos técnicos: Flávia Manuela Barbosa, da SEPLAN; Edvaldo Hilário, da SEMA e Fábio Luiz Brito, da SETUR. Eles lembraram que a Ilha de Cajaíba é privada e que o Plano discute como os projetos poderão ser desenvolvidos na ilha sem agressão ao meio ambiente e de forma sustentável. Além disso, garantiram que as unidades de preservação são referentes à 73% da área total, sendo apenas 21% dedicados a moradia e 23% ao turismo. Eles também falaram sobre os princípios de sustentabilidade e os desenvolvimentos econômico e social que regem o projeto. Ao final da apresenteção, a população pode tirar dúvidas e apresentar sugestões. Outros momentos vão acontecer para apresetação da Minuta do PUE, que ainda será submetida a aprovação pela Câmara de Vereadores.