Poderes Executivo e Legislativo unem forças contra o coronavírus

Durante toda a manhã desta quarta-feira, 10 de março de 2021, os vereadores de São Francisco do Conde, a equipe da Secretaria da Saúde, comunicação e os secretários da Saúde e de Governo do município estiveram reunidos no plenário da Câmara para unir forças contra o coronavírus.

O encontro começou com a apresentação do secretário da pasta Odilon Spósito, que assumiu em 2021, a pasta da saúde. Ele elogiou a rede de assistência do município que tem 100% de cobertura de Saúde da Família e também falou sobre a rede hospitalar que tem uma grande gama de especialidades médicas, ao contrário de muitos municípios do estado.

“Temos uma equipe muito capacitada. Precisamos ajustar as engrenagens e fazer essa grande máquina da saúde pública funcionar com todo seu potencial”, afirmou o secretário da saúde.

Com relação às denúncias sobre o Hospital Célia Almeida Lima, o gestor explicou aos vereadores que o problema foi sanado e todos os profissionais médicos, entre outras categorias, foram pagos. A Prefeitura interveio junto a Organização Social responsável pela gestão do hospital para sanar o problema rapidamente e garantir os serviços de saúde.

“Informamos a toda comunidade franciscana que os atendimentos no Hospital Célia Almeida Lima estão normalizados. Esses profissionais estão na linha de frente contra o coronavírus e tem todo respeito da gestão municipal”, esclareceu Odilon Spósito.

Em primeira mão, o secretário de Saúde contou aos vereadores que solicitou, da Secretaria da Educação, o prédio de umas das escolas do município para a instalação de um ‘GRIPÁRIO’, visando desafogar os atendimento no HDACAL e ofertar um espaço exclusivo aos pacientes vítimas da COVID-19. “Estivemos no espaço e começamos as intervenções de pintura e limpeza, para que o mais rápido possível o nosso gripário esteja funcionando. A situação em todo estado e no Brasil é grave e estamos buscando melhorar a nossa estrutura de atendimento, conforme delegado pelo prefeito Antônio Calmon para resolver a situação”.

Os vereadores de São Francisco do Conde tiraram dúvidas, levaram sugestões pertinentes ao tema e se mostraram dispostos a ajudar São Francisco do Conde a vencer essa luta contra o coronavírus.

Sobre a vacinação contra o coronavírus em São Francisco do Conde, Odilon esclareceu que “a cidade recebeu mais 270 doses e que vai iniciar com essas doses a vacinação de idosos de 75 a 79 anos. Em muitas Unidades já vacinamos todos os idosos de 80 a 86 anos na primeira dose. Acreditamos que, com o próximo envio de doses, vamos concluir a primeira etapa da vacinação”.

A segunda fase da vacinação engloba idosos de 60 a 74 anos, começando pelos mais idosos.

O diretor de Vigilância Epidemiológica do município, Reinaldo Xavier, explicou que a cidade está entre os 10 municípios da Região Metropolitana que alcançaram a meta de vacinação e, por isso, recebeu mais doses para seguir com a imunização.

São Francisco do Conde superou a meta e já vacinou mais de 85% do público alvo da campanha.

Os vereadores falaram de diversos temas e pediram à gestão municipal mais cuidado e atenção no atendimento à comunidade franciscana. Os vereadores também pediram que a saúde continue com as campanhas pedindo à comunidade maiores cuidados com o vírus.

O diretor de Vigilância Epidemiológica também frisou a importância de fazer o teste rápido no período correto que é orientado pelas equipes de saúde, para evitar um resultado falso negativo. Reinaldo Xavier também explicou a diferença entre caso confirmado e caso ativo.

O secretário de Governo, Eliezer de Santana também pontuou diversas questões durante o encontro.
Também foi discutida uma proposta de atendimento para os pacientes com sequelas da COVID-19.

“Estamos com foco no coronavírus, mas não podemos esquecer os demais problemas de saúde”, reforçou o diretor da Atenção Básica em Saúde, José Raimundo Nogueira.

Os vereadores também se colocaram à disposição do município para ajudar na compra de vacinas, caso fique decidido pelo Governo Federal, que as cidades poderão comprar a imunização diretamente.

Por fim, o presidente da Câmara, Luís Carlos Dantas (Luís de Campinas), agradeceu a presença da equipe e dos secretários e falou sobre a importância de unir forças para vencer o vírus.

Os vereadores do município entregaram ao secretário um relatório de fiscalização e pediram providências quanto aos problemas levantados.