Poderosas de São Francisco do Conde fazem panfletagem sobre câncer de mama

outubro rosa mulheres

No domingo, dia 30 de março, aniversário da cidade, haverá no Portal de entrada uma panfletagem sobre câncer de mama, visando aproveitar os festejos para alertar as mulheres quanto a importância do autoexame das mamas e os exames necessários para o diagnóstico da doença. A panfletagem também visa arrecadar dinheiro. A iniciativa da ação é do grupo de mulheres sanfranciscanas “As Poderosas”.

Em outubro de 2013, uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU e um grupo de mulheres do município, que fazem tratamento contra o câncer de mama, deu origem ao grupo. Essas mulheres encabeçaram a campanha do Outubro Rosa no município e a luta não acabou junto com o mês. “As Poderosas” continuam na cidade dando seus depoimentos e lutando contra o câncer através de conscientização de outras mulheres, quanto a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura.

“Embora nossa objetivo fosse no princípio o combate ao câncer de mama, hoje, nós nos disponibilizamos a ajudar qualquer pessoa que esteja com a doença. Nós damos orientações, levamos ao médico e procuramos nos ajudar nessa luta pela saúde”, afirmou Marilene Oliveira, uma das “Poderosas”.

Já Itana Oliveira, explica os objetivos da ação para ela e as outras mulheres envolvidas na campanha: “queremos cada vez mais melhorar nosso grupo e ajudar mais pessoas. Para isso, precisamos de dinheiro para alugar uma sede que servirá para reuniões e encontros nossos. E com a ajuda que conseguirmos no dia da panfletagem vamos levar mais pessoas para fazer exames em outras cidades e garantir transporte e lanche para elas”. Ainda segundo Itana, “muitas pessoas descobrem a doença e não sabem qual é o próximo passo a ser dado, escondem da família e ter a ajuda de uma pessoa que passa ou passou pelo problema é de grande importância nessa hora”.

 

Skip to content