Pólio: 92% das crianças sanfranciscanas foram vacinadas

169707732

A campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil terminou no último dia 05 de julho, em São Francisco do Conde. A imunização ocorreu nas Unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs), onde médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde trabalharam na mobilização dos pais para vacinarem seus filhos.

O município alcançou o índicie de 92% de crianças vacinadas durante a campanha – na faixa etaria de 06 meses a 04 anos e 11 meses. No entanto, esse quantitativo, apesar de bom, ainda não foi o resultado esperado, tendo em vista que o objetivo era vacinar 95% das crianças, ou seja, 2.693 meninos e meninas na faixa de idade da campanha.

Os bairros do Centro, Jabequara e Caípe de Cima tiveram os resultados mais baixos. Contudo, os pais que ainda não protegeram seus filhos podem levá-los a Unidade de Saúde mais próxima e garantir a proteção contra a pólio.

O Brasil recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994, isso quer dizer que a doença no país está erradicada. Mas, nem por isso, deve-se descuidar. A paralisia é irreversível, geralmente acomete uma em cada 200 infecções em crianças. Conforme dados do site “Guia do Bebê”, de 5% a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

Skip to content