Praça Edson Martins da Fonseca Peralva foi entregue à comunidade sanfranciscana

praça edson peralva 12

São Francisco do Conde ganhou mais um espaço de lazer e socialização para a comunidade. Desta vez, o bairro privilegiado foi à Nova São Francisco, que recebeu a Praça Edson Martins da Fonseca Peralva, nesta quinta-feira, dia 22 de maio.

O espaço contempla parque infantil, mesas de jogos, acessibilidade para pessoas com deficiência e um gradio de fechamento feito com desenhos alusivos à Copa do Mundo, além de toda infraestrutura. A obra foi 100% realizada com recursos do município.

Mesmo com chuva, a população compareceu para assistir a entrega da Praça. O presidente da Câmara, Eliezer de Santana, recordou o passado do homenageado e sua forma respeitosa de fazer política e lembrou que não faz muito tempo o bairro da Nova São Francisco ainda possuía ruas de terra batida, entretanto, hoje essa realidade mudou com novo calçamento, iluminação e outras benfeitorias. “Depois de Rilza, nenhum outro prefeito que entrar na cidade poderá trabalhar menos do que o povo merece”, concluiu.

Os parentes do homenageado estavam emocionados e a porta-voz da família Peralva foi a filha de Edson Martins da Fonseca Peralva, Maria Helena: “falar de meu pai levaria todo o dia. Foi com grande alegria que recebemos a notícia da escolha do seu nome para esta obra marcante. A história de meu pai se confunde com a desta cidade. O amor dele por esse povo era transparente e verdadeiro”.

Por fim, a prefeita Rilza Valentim saudou o povo de São Francisco do Conde e revelou estar emocionada em poder entregar mais este espaço público. “O ambiente era pequeno, mas eu queria fazer a praça mais bonita que esse povo já viu”. Ela parabenizou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF) pelo cuidado com o projeto e também frisou a participação das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos na entrega da obra. Rilza Valentim informou também que o gradil foi feito por uma artista plástica. E, ainda em discurso, a prefeita anunciou a população que vai entregar o título de posse daquelas terras. Cerca de 1.500 famílias serão beneficiadas.

No evento foram anunciadas a entrega dos apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, na Estrada de Campinas, com previsão para junho e mais 600 unidades habitacionais do programa que serão construídas na Baixa Fria. Além disso, a prefeita revelou em palanque a decisão da Assembleia Legislativa da Bahia em estabelecer o pertencimento de Jabequara a São Francisco do Conde.

Edson Martins da Fonseca Peralva – Nascido em Sergipe (PE) chegou a Santo Amaro acompanhado do pai, para trabalhar na obra da linha férrea federal que ligou a Bahia a Pernambuco. Aqui, conheceu sua espaço Berenice Batista Marques Peralva e dessa união nasceram sete filhos.

Fez muitos amigos no município, entre eles nomes importantes da política como Claudemiro Oliveira Dias, Tenente Sá Barreto, Doutor Vicente Porciúncula, o ex-prefeito José Aderaldo dos Santos e Enock Valentim.

Foi servidor da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Foi prefeito de Santo Amaro e prefeito interino de São Francisco do Conde entre os anos de 1943 e 1945, iniciando assim sua vida política. Sua esposa Berenice Batista Marques Peralva foi vereadora por trinta e cinco anos. O amor deles por esse povo era transparente e verdadeiro.