Praticantes de slackline recebem da Prefeitura uma área para treinos

São Francisco do Conde ficou famosa no país inteiro através do futebol de Edvaldo dos Santos – Baiaco. A cidade tem vocação para a prática esportiva, prova disso são os campeonatos de futebol, futsal, futebol de areia e outras tantas modalidades desenvolvidas pela Iniciação Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SECEL, e, agora, uma nova modalidade promete conquistar muitos adeptos no município, o slackline.

1936221_1689293091332995_1174912980596213423_n

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30 cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio e agora vem sendo desenvolvido e difundido também em São Francisco do Conde.

Para incentivar e apoiar mais esse esporte, a Prefeitura de São Francisco do Conde instalou na orla da cidade duas toras de eucalipto adequadas para a amarração da fita de nylon. O eucalipto é a madeira mais indicada para o esporte, pois tem boa durabilidade, o que garante a segurança dos esportistas.

Agora eu me sinto motivado a treinar e fazer performances mais arriscadas, pois temos mais segurança com esse material que foi instalado pela Prefeitura”, declarou Silas dos Santos, de 18 anos, atleta de slackline a cerca de 2 anos. “Antes eu ia muito para Salvador e outras cidades treinar, mas agora não preciso mais e eu espero que esse apoio aumente o número de participantes do esporte. Também queremos trazer competições de slackline para São Francisco do Conde, já que temos um espaço adequado agora”, frisou Silas.

A prática do esporte já acontecia no município. Porém, a fita era presa nas árvores da orla, que já são antigas e não foram projetadas para suportar o peso dos atletas. Pensando na segurança deles, a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambinete – SEMA, proibiu a utilização das árvores da orla e, recentemente, entregou aos esportistas uma área adequada para treinos.

Os atletas do município informaram ainda que estão à procura de patrocínio para o esporte e que quem desejar conhecer o slackline pode procurar por eles, na orla de São Francisco do Conde, para receber algumas orientações.

O slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacam-se o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação motora.