Práticas exitosas desenvolvidas nas Salas de Recursos de São Francisco do Conde são apresentadas no II Encontro Educação Inclusiva e Diversidade

A equipe multifuncional da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde representou o município durante o II Encontro Educação Inclusiva e Diversidade, realizado pelo grupo de pesquisa EDUCID/DEDC I/ GESTEC/UNEB. O evento aconteceu na UNIME, Lauro de Freitas, na terça-feira (24).

Integram a equipe responsável pela difusão das práticas pedagógicas inclusivas da Sala de Recursos Multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado, as professoras Adelma Bessa Fonseca, Lindinalva S. Sacramento, Maria de Fátima Carvalho, Roseane Aleixo e a fonoaudióloga Suellen Ferreira.

A ação é resultado das atividades do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID), coordenado pelas professoras doutoras Cláudia Paranhos, Velma Dutra e Jacilene Lima, cujo objetivo é a formação de professores no trabalho com a Educação Inclusiva.

O grupo EDUCID foi criado com a finalidade de agregar alunos da pós-graduação, do mestrado em gestão e tecnologias aplicadas à Educação, assim também como professores da Educação Básica e alunos da graduação, em licenciatura, principalmente do curso de Pedagogia que tenham interesse em discutir a temática da Educação Especial e Inclusiva. A prioridade deste encontro é a socialização do conhecimento porque a universidade se constitui de Ensino, Pesquisa e Extensão. Nesse nosso interesse é fazer com que os direitos dessas pessoas sejam atendidos, a partir da disseminação de informações. Por isso, nos eventos nos dispomos a ampliar as discussões sobre as normativas legais que envolvem as pessoas que são público-alvo da Educação Especial, para que os profissionais da Educação Básica possam tomar posse dessas informações, juntamente com as famílias, para que possam exigir os direitos perante a lei e fazer com que as normativas sejam cumpridas”, explicou a Prof. Dra. Cláudia Paranhos.

Temos a preocupação de trazer nos eventos um momento para a socialização de práticas exitosas, resultado de pesquisas com produtos criados pelas pesquisadoras, por isso mesmo a equipe de São Francisco do Conde foi convidada para apresentar as práticas desenvolvidas nas escolas para o público da Educação Especial”, complementou a Prof. Dra. Jacilene Lima.

Este trabalho foi apresentado na perspectiva de demonstrar as práticas exitosas que são feitas em São Francisco do Conde, com o auxílio da Secretaria Municipal da Educação. Apresentamos recursos que são desenvolvidos por esses professores, tanto nas salas comuns como nas salas de recursos. Mostramos os recursos produzidos e fizemos uma apresentação oral”, informou a professora de LIBRAS, Roseane Aleixo. Segundo ela, tais recursos e práticas foram escolhidos pelo êxito no uso com os alunos que possuem alguma necessidade educacional especial.

Estamos levando o nome da cidade e mostrando toda a dedicação e investimento do município para com os estudantes que possuem necessidades especiais. É muito importante estarmos aqui compartilhando essa experiência com o público especializado”, continuou a professora. “Iniciamos a proposta este ano, mas iremos continuar com o projeto no ano que vem”.

O II Encontro Educação Inclusiva e Diversidade fomenta a discussão sobre a importância do acesso à Educação Especial, baseado nos direitos humanos e nas práticas educacionais inclusivas. Outra finalidade é promover diálogos com professores, gestores, demais profissionais da Educação Básica e estudantes de graduação e pós-graduação, com base na Lei Brasileira de Inclusão. Também apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas e práticas pedagógicas inclusivas.