Prefeito Antônio Calmon, ao lado de lideranças políticas e do governador do Estado da Bahia, realizou a entrega da Policlínica Regional de Saúde

Prefeito Antônio Calmon, ao lado de lideranças políticas e do governador do Estado da Bahia, realizou a entrega da Policlínica Regional de Saúde

O prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Calmon, ao lado de lideranças políticas e do governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (22), realizou a entrega da Policlínica Regional de Saúde, instalada no município franciscano.

O equipamento, que será administrado pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde Baía de Todos os Santos, está situado na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, bairro da Baixa Fria, é uma parceria com o Governo do Estado da Bahia e ofertará diversas especialidades como: cardiologista, gastroenterologista, pediatra, endocrinologista, otorrinolaringologia, nefrologista, mastologia, reumatologista, entre outros.

A Policlínica Regional de Saúde / São Francisco do Conde conta com uma equipe multidisciplinar, habilitada em consultas clínicas e exames gráficos e de imagem. Com atendimento humanizado e total atenção, a unidade irá oferecer mais saúde e bem-estar aos pacientes do SUS da região metropolitana, compreendida pelos municípios de: São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara.

Dentre as muitas vantagens da Policlínica para a região, a descentralização da assistência e a regionalização do atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento, é crucial.

Para o deslocamento dos pacientes de outras cidades, vans foram adquiridas e estarão à disposição da população. Nesse contexto, importante salientar que, o atendimento não é porta aberta, isso significa que, todo o processo será interligado ao Sistema de Regulação do Governo do Estado da Bahia.

“É uma alegria muito grande está entregando esse equipamento tão importante para os baianos. Vamos trabalhar, cuidar da Bahia, construir novas escolas e habitações. Você, cidadão, quando passar por aqui, mesmo não precisando realizar exames, peço que entrem para conhecer toda essa estrutura de qualidade, porque além de cimentos e tijolos, temos ótimos profissionais de saúde, que irão cuidar de vocês com competência, carinho e amor, porque quem necessita dos serviços de saúde precisa ser acolhido. Os prefeitos que compõem o consórcio devem dialogar com os secretários de saúde para cuidar do povo. Agradeço e saúdo o prefeito Calmon, que é vice-presidente do Consórcio e, em especial, os operários que trabalharam para que hoje pudéssemos entregar essa Policlínica”, enfatizou o governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Calmon, ao fazer uso da palavra, destacou os investimentos feitos pelo município em prol da saúde dos franciscanos.

“Investimos mais de 5 milhões aqui na Policlínica, uma parceria com o Governo do Estado que também fez investimentos neste equipamento que irá beneficiar os franciscanos e demais cidades do entorno, visto que, sabemos da que existe na área da medicina. Aqui, na nossa cidade, trabalhamos incessantemente e
investimos na saúde. Vamos construir um hospital aqui na Baixa Fria, que contará com 10 UTIs, leitos para hemodiálise e toda uma estrutura moderna que a nossa cidade merece. Quero informar a vocês que compramos 26 ambulâncias, uma para cada distrito e, em breve, vamos inaugurar o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Esse é meu papel, investir cada vez mais na saúde do nosso município. A Policlínica será de grande valia para o nosso povo e toda região”.

Ainda assim, se tratando de uma parceria com o Governo do Estado da Bahia, a obra de construção da Policlínica foi custeada com recursos do município, além da Cessão de Imóvel ter sido concedida pela Prefeitura.

O presidente do Consórcio federativo Bahia de Todos os Santos, Pitágoras Ibiapina, também discorreu sobre a importância do equipamento de saúde para a região.

“Me sinto honrado, pois é um previlégio viver esse momento tanto por ser prefeito – representando Candeias e a região, mas, sobretudo, por ser médico, ter trabalhado e conhecer a história desse recôncavo. Parabenizo o governador Jerônimo, bem como o seu antecessor, que iniciou esse trabalho, pelo olhar sensível a saúde, pois esse equipamento irá diminuir as filas e atender os cidadãos da região. Em Candeias, implantamos a primeira Farmácia Básica, o mamógrafo, a Clínica da Mulher, o Programa Viver Melhor, que conta com uma equipe multidisciplinar. Falo isso, porque eu sei o quanto é difícil abraçarmos a saúde do nosso município e, um equipamento como esse, será de grande valia”.

Roberta Santana, secretária da Saúde do Governo do Estado, também destacou a importância das Policlínicas Regionais de Saúde para o povo baiano.

“Estou muito feliz por participar da entrega da 25ª Policlínica para os baianos. O governador, assim que assumiu, me garantiu que mesmo diante dos desafios, iria entregar essa Policlínica e, hoje, nós estamos aqui em São Francisco do Conde. Na oportunidade, quero destacar que a governança do SUS funciona se caminharmos juntos, por isso, me coloco à disposição dos prefeitos, do Consórcio e dos secretários municipais para oferecer serviços de excelência para os baianos. Na Policlínica, 11 especialidades serão atendidas, mais de 16 tipos de exames serão prestados, entre tomografia, eletrocardiograma, e muitos outros. Vocês, agora, podem fazer todos esses exames aqui na cidade, sem precisar se deslocarem para cidades distantes”.

Representando o legislativo de São Francisco do Conde, o vereador Marivaldo do Amaral, também discursou durante o evento. “saúdo as autoridades presentes, em especial aos meus colegas vereadores, que trabalham em prol do desenvolvimento da cidade e do bem-estar dos franciscanos. Em nome de toda comunidade franciscana, agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues, por essa obra de qualidade e com essa dimensão. Isso significa cuidar de gente, das pessoas que mais precisam”.

Skip to content