Prefeitura de São Francisco do Conde capacita funcionários da SEDESE convocados no REDA

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), fará nos próximos dias 22 e 23 de janeiro a Capacitação dos Técnicos da Política do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) convocados pelo Processo Seletivo simplificado SEDESE n°001/2018.
Com o tema “Conhecendo as diretrizes do CRAS/SCFV”, a capacitação acontecerá a partir das 08h e será ministrada pelos próprios coordenadores Joilma Amorim, Viviane Rosário, Wanderlei Nascimento, Emannuelle Gomes e os psicólogos Vladimir e Kátia. Noventa e seis servidores municipais serão qualificados e receberão certificado de conclusão.
O CRAS é a porta de entrada da assistência social e da garantia dos direitos dos cidadãos, enquanto que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O serviço organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
São realizados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no município, para crianças e adolescentes de 04 a 17 anos e para idosos, os quais são desenvolvido no SCFV.
De acordo com a superintendente de Promoção Social, Daoana Sales, o curso tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho dos servidores e possibilitar a melhoria da qualidade do atendimento à população. “Essa é uma grande oportunidade de capacitação profissional para os nossos novos servidores. Sabemos da importância do trabalho dos profissionais que atuam junto aos CRAS e CREAS e a gente sente a necessidade dessa qualificação, para que esse serviço seja prestado de forma cada vez melhor”, disse.
Os profissionais qualificados atuarão como educador social, orientador social, facilitador de oficina, técnico de Nível Médio (para Administrativo) e entrevistador/cadastrador (CadÚnico do Bolsa Família).
CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS CONVOCADOS PELO REDA
Tema: “Conhecendo as diretrizes do CRAS/SCFV”
Data: 22 de janeiro (terça-feira)
Local: Cras Caípe (Rua da Laje, Caípe de Cima)