Prefeitura de São Francisco do Conde lança nova marca da gestão

“Onde tem franciscano, tem trabalho!”. Foi com este slogan, que remonta e reforça o orgulho de pertencimento à comunidade franciscana, que a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde lançou a nova logomarca da gestão. A apresentação da marca e do conceito se deu já no primeiro dia útil do mês, 2 de janeiro, para o grupo de secretários. “Estamos aqui para trabalhar! Tivemos um dia cheio de atividades, que incluiu reuniões e planejamentos, as quais irão nortear o desenvolvimento dos nossos trabalhos durante este ano, e queremos começar com o pé direito. Essa marca é reflexo disso, de um governo que defende o desenvolvimento do povo franciscano, tanto por meio da construção de obras relevantes para o bem-estar da comunidade como pela qualidade da educação e saúde. Estamos muito entusiasmados com este novo momento”, revelou o prefeito Evandro Almeida, o qual, juntamente com a secretária de Comunicação Vanessa Dantas, vinham acompanhando de perto o desenvolvimento da marca.

Estou imensamente feliz, grata a Deus e ao prefeito Evandro. Primeiro por ter transformado a antiga Assessoria Geral de Comunicação (AGECOM) na atual Secretaria de Comunicação (SECOM), valorizando ainda mais o trabalho dos profissionais de Comunicação e revelando a importância desta pasta para a gestão. E, também, porque já começamos o ano com essa nova roupagem, que agora vem cheia de curvas e cores mostrando a integração e o dinamismo que o prefeito deseja para esse novo governo. São Francisco do Conde, dos bairros até a sede, é um só município”, afirma a secretária Vanessa Dantas.

Três importantes elementos destacam-se no símbolo que utiliza as iniciais do nome do município, o SFC, para dar vida a marca. São eles: a forma, a identidade e a cor.

A forma

Os traços curvilíneos sinalizam para um movimento de integração social, ao mesmo tempo em que se assemelham a fitas coloridas, tão presentes nas manifestações culturais da cidade, como o Lindroamor, o São João e as rodas de samba. As curvas se relacionam com a geografia da cidade e a energia de um povo hospitaleiro e trabalhador.

A identidade

As iniciais do nome da cidade foram valorizadas como símbolo identitário do município, sendo este mais que uma assinatura, mais que uma abreviatura. Representa a identificação de todos com a cidade onde vivem.

A cor

As cores utilizadas na criação da logomarca foram inspiradas na própria geografia espacial da cidade de São Francisco do Conde. O verde simboliza a força do campo e as comunidades das zonas rurais. O vermelho identifica a força de um povo determinado, que não se conforma e quer sempre mais. Já o laranja se firma como uma representação da energia que vem do sol e que presenteia a cidade todos os dias com um amanhecer e um entardecer encantadores. O azul simboliza a costa banhada por um mar que só se encontra em São Francisco. Uma mistura de cores que representam serenidade, austeridade e trazem a certeza de novos tempos para a “Joia do Recôncavo”, como é carinhosamente chamado o município.

“O prefeito Evandro defende um governo de austeridade, seriedade, um forte compromisso com o bem-estar da família franciscana e uma ampla defesa da cultura e do respeito à história da cidade. Refletindo sobre estes conceitos, criamos, para a gestão, uma marca e um posicionamento que representam, de forma legítima, o compromisso que ele assumiu com cada cidadão franciscano”, destacou Jaime Kislansky, da agência de publicidade Verbo, idealizadora da campanha.

Ainda este mês, o novo logotipo começará a ser aplicada nas fachadas dos prédios públicos locais, fardamentos e na plotagem de veículos oficiais. Toda parte de sinalização e papelaria também receberão o novo modelo.