Prefeitura discute abertura de vagas de trabalho com a RLAM

As dificuldades devem ser vistas como oportunidades de criação de alternativas para soluções de problemas”, e isso é o que pensa e vem fazendo a nova secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Conde, Ana Christina Oliveira.

Com o intuito de discutir a abertura de vagas de trabalho para os franciscanos, a gestora esteve no último dia 10 de janeiro na RLAM (Refinaria Landulpho Alves – Mataripe) – esta que é a segunda maior refinaria de petróleo do país – reunida com gestores e técnicos da petrolífera, que está localizada em São Francisco do Conde/BA. Acompanhada dela estiveram presentes o vereador e presidente da Câmara Municipal, Venilson Chaves, conhecido por Cravinho, e dois jovens desempregados do município.

Nossa proposta é fortalecer e dar transparência as ações do SINE, o que consequentemente também irá credibilizar a instituição. Entendemos que o papel do sindicato é o de garantir direitos dos trabalhadores e não o da intermediação da mão de obra, como historicamente vem acontecendo aqui”, relatou Ana Christina referindo-se à captação de colaboradores para atividades pontuais, como são as paradas.

Além da adequação nas atividades do órgão, que é diretamente ligado à SEDEC, Ana pontuou que pretende redirecionar as qualificações da mão de obra local, bem como buscar parceiros e convênios para colocar em prática o planejamento que vem desenvolvendo. “Minha conversa com a equipe da Petrobras foi muito positiva. Há o entendimento de que é preciso criar critérios de igualdade para distribuição de vagas”, destacou ela.

Esse primeiro diálogo trouxe a perspectiva de abertura de novas discussões, inclusive com a participação dos demais municípios que compõem essa região do petróleo. “Esperamos na parada de outubro já estar com esses critérios estabelecidos. O que pedimos é igualdade de condições”.

Entre os participantes da reunião estiveram o Sr. William – gerente geral da unidade, Srª. Alexandre – gerente de Meio Ambiente, Sr. Fonseca – técnico de Operação, além da já citada secretária de Desenvolvimento Econômico Ana Christina Oliveira e sua assessora Valmiria Monteiro, o vereador Venilson Chaves e seu assessor Jarbas Diego, e, os trabalhadores que atualmente encontram-se desempregados, Antônio Carlos dos Santos e José Carlos Nascimento dos Santos.