Prefeitura disponibilizará barracas de feira para agricultores de Santa Elisa

barracas santa elisa 2

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP, irá entregar 12 barracas de feira para agricultores da localidade de Santa Elisa. O objetivo é permitir que os munícipes dessa região possam vender os produtos que plantam, em uma estrutura adequada. Esse tipo de comércio já existia, porém, de forma desordenada. A intenção é que outras localidades também sejam contempladas no futuro com a mesma estrutura.

Nós fizemos uma verificação no local e já existia lá uma produção, só que a venda não era feita de forma padronizada. Vamos incentivar a agricultura de subsistência na Santa Elisa com a entrega dessas barracas. São agricultores do próprio local, que já estão acostumados a produzir e vender na comunidade. Com as barracas, a venda será padronizada”, declarou o secretário de Serviços Públicos Marcos Jorge do Amaral.

As barracas têm estrutura de ferro galvanizado, com cobertura de lona, possuem uma base de cimento concretado, pintura padronizada e logomarca da Prefeitura. Para sua implantação no local foram feitas caneletas para escoamento de água e escoras de asfalto para conter a erosão.

Atualmente, o município possui 243 agricultores cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEAP. A produção de alimentos mais comum é banana da prata, aipim, mandioca, inhame, batata doce, manga e acerola. Com o crescimento da produção, os agricultores passaram a investir em hortaliças, verduras e outras frutas. A produção local é utilizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, na merenda escolar, pelo Programa PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, LEI Federal nº 11.947/2009.

Nos últimos 05 anos houve um grande aumento na agricultura familiar do município, devido ao apoio da Prefeitura através das seguintes ações: Programa de Mecanização Agrícola que iniciou em 2009; Programa de Distribuição de Sementes de milho e feijão de qualidade para o agricultor familiar; Ampliação da Assistência Técnica; Apoio na Comercialização dos seus produtos; Organização de Associações; Cursos de Capacitação e Implantação de Quintais Produtivos.

A entrega oficial das barracas ainda terá data divulgada.

barracas santa elisa