Prefeitura e Detran promoveram Educação no trânsito para crianças a partir de 05 anos

A Prefeitura de São Francisco do Conde, em parceria com o DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, promoveram nesta terça-feira, 05, a educação de crianças do município com uma aula expositiva sobre Educação para o Trânsito e Cidadania, na Unidade Móvel do Detran. A aula a céu aberto aconteceu na Praça da Indepêndencia.

As crianças que receberam as orientações foram das escolas Monteiro Lobato, Frei Eliseu e Isidória Borges, além da Passo a Passo. A atividade foi dividida em três etapas: palestra, exposição de cidade cenográfica e pista de velotro, onde as crianças aprenderam na prática como funciona o trânsito. “É dessa forma que as crianças aprendem a respeitar as normas e se tornam pedestres conscientes e, no futuro, motoristas defensivos”, afirmou Luzinete Paixão, coordenadora de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran.

Fredison Arcanjo, de 05 anos, conta o que aprendeu durante a atividade: “É proibido fazer xixi na rua, beber cerveja e dirigir o carro. Também não pode atravessar a rua sem pegar na mão do pai ou do avô”. Já sua colega Ana Beatriz Pereira disse que aprendeu que não pode usar o celular enquanto dirige.

O objetivo da ação é educar crianças e jovens e promover a paz entre pedestres e motoristas, cada um entendendo seus direitos e deveres nas vias públicas. “O retorno das aulas é uma oportunidade de juntar as crianças para aprender sobre o trânsito. Aqui muitos pais não respeitam as leis de trânsito e eles são multiplicadores”, destacou Maria de Fátima Dantas, diretora do Departamento de Trânsito do município.