Prefeitura e representantes de Angola discutiram acordo de cooperação técnico e científico

angaloNa manhã desta quinta-feira, dia 06 de novembro, o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida recebeu no gabinete a visita de representantes do Instituto de Formação de Administração Local – IFAL, localizado em Luanda (Angola). Eles vieram propor ao município um acordo de cooperação técnico e científico tendo em vista a realização de estágios e intercâmbio institucional com base no estabelecimento de contatos e entendimento mútuo. O objetivo é aproveitar as experiência do município na área da gestão para qualificar profissionais angolanos.

O IFAL pretende fazer uma troca de experiências com as prefeituras do Brasil, com o objetivo de reforçar a capacidade e conhecimento dos alunos e profissionais da administração local de Angola e fortalecer a participação, promoção e orientação do desenvolvimento econômico-social, garantindo a prestação de serviços públicos.

Estiveram presentes na primeira reunião sobre o acordo de cooperação técnico o representante do IFAL, Ismael Mateus Sebastião, diretor geral do instituto e o adido cultural conjunto e diretor da Casa de Angola na Bahia, Camilo Afonso. “O Brasil tem uma longa experiência em gestão e queremos beber desta experiência. O objetivo do acordo é trazer estudantes angolanos e mandar profissionais para Angola no intuito de trocar conhecimentos. Nos interessam as áreas de administração, gestão, cultura, turismo, educação, social. Precisamos estabelecer essa diálogo de parceria, pois vamos fazer apenas 39 de independência, enquanto o Brasil já caminha para os 200 anos. É uma diferença abismal”.

Espera-se que ao final do projeto os profissionais sejam capazes de  aplicar os conhecimentos nas áreas de planejamento, orçamento, desenvolvimento urbano, ordenamento de território, desenvolvimento econômico, social e cultural, segurança pública e meio ambiente.

A reunião foi o primeiro contato dos representantes com o governo municipal. O presidente da Câmara de Vereadores Eliezer de Santana esteve presente na apresentação do acordo, onde  ficou decidido que haverá uma nova reunião na próxima semana para estudar detalhes do projeto, como questões jurídicas. Após a reunião os representes de Angola fizeram um passeio turístico em São Francisco do Conde.