Prefeitura empossou representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente

conselheirosmeioambiente 

No dia 30 de setembro, a Prefeitura de São Francisco do Conde deu posse aos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA,  através da Lei Municipal Nº 058, de 28 de maio de 2008, em uma cerimônia no gabinete do prefeito Evandro Almeida.

Em discurso, o prefeito falou do empenho de muitos conselheiros e da responsabilidade de fiscalizar e ajudar a gestão: “O trabalho é árduo, mas as leis que protegem o meio ambiente estão ficando mais rigorosas e nós precisamos intensificar as fiscalizações. O curso que tivemos recentemente, dado pela Rede de Controle da Gestão, nos mostrou como os conselhos devem atuar e a importância desses órgãos para o exercício da democracia”, frisou Almeida.

O mandato dos Conselheiros eleitos encerra-se em 25 de agosto de 2016. A secretária do Meio Ambiente, Silvana Santos Costa, muito emocionada, também falou sobre a eleição dos conselheiros: “Como funcionária do município há mais de 20 anos, fico emocionada em ver esse grupo conseguir alcançar seus objetivos, esse momento é um ganho para São Francisco do Conde. Precisamos nos alertar para as questões ambientais, pois esse é o mundo que deixaremos para os nossos e temos obrigação de zelar por ele, para que outros possam usufruir”.

Passam a compor o COMDEMA os seguintes representantes do Poder Público: Edilson das Virgens, da Secretaria do Meio Ambiente; Maria Dulcilene Pereira dos Santos, da Secretaria da Educação; José Antonio Ribeiro, da Secretaria da Saúde; Titaian Ximenes Argolo, da Secretaria de Infraestrutura; Márcia Júlia dos Santos Silva, representando a Assessoria Jurídica e Paulo Marcos da Conceição Silva, da Câmara Municipal de Vereadores. Além dos titulares, todas as repartições possuem ainda representantes suplentes.

O COMDEMA também é formado por representantes da Sociedade Civil organizada, são eles: as entidades religiosas, representadas por Márcio Junqueira Santos (titular) e Railda da Paixão Santos (suplente); Associação de Pescadores: Antonio Santana Araújo (titular) e Susana de Jesus dos Santos (suplente); Associação Comercial e Industrial: Marcelo Alves de Souza (titular), Boaventura da Nova Santiago (suplente); Associação de Moradores: Altamirando de Amorim (titular) e Valdelice do Sacramento Anunciação (suplente); Sindicato dos Trabalhadores: Edmilson de Jesus (titular) e Vera Lúcia dos Santos (suplente); e os representantes de ONGs ambientais locais: Jurandir Gomes da Costa (titular) e Sandra Lúcia dos Santos (suplente).