Prefeitura entrega Praça Eugênio Portela e Espaço Público Revitalizado, no dia 27 de março

praça eugenio portela e mirante

Ainda como parte das comemorações pelos 77 anos de Emancipação Política do município, a Prefeitura de São Francisco do Conde vai entregar a comunidade a reforma e adequação de dois equipamentos públicos. Fique atento as datas! No dia 27 de março (sexta-feira) será entregue um novo espaço público revitalizado para o bem-estar da comunidade, onde antes funcionava o antigo abrigo e ponto de ônibus ao lado do hospital. Esse espaço passou por reforma e agora vai se tornar uma área de lazer com uma das mais belas vistas do município. No mesmo dia, a comunidade receberá também a reforma da Praça Eugênio Portela. Os eventos começam a partir das 14h30.

Já em 30 de março, segunda-feira, dia do Aniversário de Emancipação Política, a Prefeitura de São Francisco do Conde realizará diversas atividades comemorativas que começam logo cedo, às 05h, quando haverá uma alvorada e, em seguida, às 08h, uma cerimônia com a presença do prefeito Evandro Almeida e autoridades municipais. Para animar a festa, algumas atrações serão levadas ao palco montado na Orla Marítima, dentre elas: o cantor franciscano Tom Black, finalista do programa Ídolos, Tayrone Cigano e o grupo É O Tchan. A festa começa a partir das 18h.

Além das atrações e do ato cívico, no dia 30 de março, vai acontecer no Largo Maria do Benzê, o Primeiro Aulão de MMA, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES). O evento é aberto a toda comunidade.

Eugênio Alves Portela

Nasceu em 13 de dezembro de 1933 e chegou a São Francisco do Conde aos 18 anos em busca de uma vida melhor e de trabalho na Petrobras. No município, ele formou família e deu origem a Rua Frei Miguel, que antes era um sítio. Eugênio e sua esposa Alvani Maria Menezes Portela tiveram 08 filhos e ajudaram a desenvolver o bairro incentivando o crescimento do local com luz elétrica e, mais tarde, loteando o terreno que deu origem a rua.

Ninguém melhor para falar de Eugênio Portela, também conhecido como Dunga, do que uma das suas filhas, Jane Mary Menezes Portela Almeida: “Meu pai era torcedor fanático do Bahia e junto com os filhos fundou um time de futebol no município, o Cruzeiro. Eu definiria meu pai com uma música de Roberto Carlos: ‘Eu quero apenas’, que diz assim: ‘Quero levar o meu canto amigo a qualquer amigo que precisar. Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar’. Pois, em nossa casa nunca faltou um prato de comida a mais, um lugar para receber os amigos ou uma cama para um ente querido. O carro da família serviu por muitos anos como táxi ou ambulância para a comunidade. Ele não se recusava a ajudar”, completou Jane Mary.

Eugênio era muito conhecido na comunidade e ajudou muitas pessoas. “Ele não era um homem que prometia fazer, ele fazia”, disse a filha.  Eugênio Alves Portela faleceu aos 59 anos, em 13 de março de 1992.

A Praça em sua homenagem foi construída em 1997 e era um sonho de Eugênio, que durante muito anos teve o anseio de ver o espaço baldio transformado em uma área de lazer onde ele e a comunidade pudessem sentar e aproveitar um fim de tarde jogando conversa fora.

No dia 27 de março de 2015, a Prefeitura de São Francisco do Conde devolve a comunidade franciscana, esse espaço de socialização e lazer reformado com jardim, parque infantil, mesas e bancos e imagens alusivas ao desenho Branca de Neve e os sete anões, já que Eugênio era chamado de Dunga pela família.