Prefeitura entregará pacote de obras a população da Ilha do Paty e dará ordens de serviços

ilhadopaty

No mês de aniversário de São Francisco do Conde, a Prefeitura estará presenteando a comunidade com a entrega de diversas obras e assinatura de ordens de serviços. A primeira delas será nesta sexta-feira, dia 06 de março, em que o prefeito Evandro Almeida e demais autoridades locais estarão na Ilha do Paty para fazerem a inauguração da Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP) e assinatura de ordem de serviço para melhorias habitacionais (Programa Tá Rebocado e Pintado), construção de casas populares (Programa Sonho Meu: Minha Casa de Verdade) e, também, construção de unidades sanitárias. As atividades acontecem das 08h30 às 16h e o início das obras da ordem de serviço está previsto para o final de março.

O mutirão da Prefeitura demandará ações de outras secretarias, tais quais: Meio Ambiente (SEMA), que fará atividades de Educação Ambiental, através de visitas domiciliares e entrega de cartilhas que abordarão os temas Coleta Seletiva e Preservação do Manguezal. A SEMA também disponibilizará uma equipe para realizar serviços de poda, manutenção de jardins e reposição de plantas, além de equipe que fará o monitoramento de fontes e aguadas; já a Secretaria de Esportes e Lazer (SECEL) apoiará a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHARF) com a realização do Torneio de Dominó e entrega dos troféus; enquanto que a Secretaria de Turismo (SETUR) fará esclarecimentos e cadastramento dos interessados em tirar a carteira MAC, de Marinheiro Auxiliar de Convés, para transportar passageiros (ação que contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC). A SETUR ainda irá explanar aos moradores acerca das intervenções do projeto Interpretação do Patrimônio e sobre o potencial criativo de atendimento ao turista, que contempla o artesanato local; a Secretaria da Saúde (SESAU) atuará com atendimento médico, distribuição de preservativo, orientação sobre Saúde da Mulher e Saúde Bucal, verificação de PA (pressão arterial) e glicemia; já a SEAG (Secretaria de Acompanhamento da Gestão), disponibilizará equipe para atender as demandas da comunidade. Para tanto, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou, desde o início da semana, todo o suporte de limpeza e higienização do Paty, com o intuito de melhor abrigar o evento.

No dia 30 de março São Francisco do Conde completará 77 anos de emancipação política. Até lá, será entregue a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Manoel Natanael dos Santos, na comunidade do Macaco, entre outras obras. A inauguração do PSF no Macaco está programada para o dia 13, às 14h.

Conheça os programas sociais da Prefeitura

– O Programa Tá Rebocado e Pintado é um programa municipal destinado à população, cujas casas estão em situação de risco e àquelas que atualmente utilizam o programa “Bolsa Aluguel”. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida e habitação da população do município, com melhorias que incluem pintura, reboco de paredes, assentamentos de pisos, reformas sanitárias e instalações elétricas e hidráulicas nas residências, sendo que todo material utilizado nas obras é adquirido com recursos próprios da Prefeitura e a mão de obra utilizada é local.

– Com o intuito de realizar o sonho da casa própria para as famílias mais carentes do município e diminuir o déficit habitacional, a Prefeitura de São Francisco do Conde criou o Programa Sonho Meu: Minha Casa de Verdade. As construções são realizadas com recursos da Prefeitura e contam com total infraestrutura: esgotamento sanitário, abastecimento de água, iluminação pública e pavimentação.

– O Programa de Construção de Unidades Sanitárias teve início em janeiro de 2014 e o principal objetivo é dar condições dignas para o uso deste espaço, que é fundamental também para a manutenção da saúde dos habitantes. As obras incluem: limpeza de terreno, escavação, execução de fundação, execução de estrutura em concreto armado, alvenarias, chapisco, reboco, emboço, instalação hidrossanitária, instalação elétrica, assentamento de revestimentos em piso e parede, rejunte, execução de cobertura (madeiramento, cravejamento e telha), pinturas interna e externa, assentamento de esquadrias (porta e basculante), assentamento de louças e execução de passeios.

A Unidade de Beneficiamento do Pescado foi construída com o intuito de promover segurança alimentar à população e servirá, inicialmente, às marisqueiras que atuam no local, que realizaram capacitação junto a Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAP). O local abrigará freezers horizontais, fogão industrial, embaladora e seladora a vácuo e separador mecânico de peixe. A produção dos alimentos será, em princípio, destinada à merenda escolar, como projeto piloto, onde será avaliada a aceitabilidade dos alunos. Uma ação que se realizará em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC).