Prefeitura entregará Praça e Conjunto Habitacional no Socorro

socorro

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEHARF), entregará 34 casas pertencentes ao Conjunto Habitacional Antônio Januário dos Santos, e a Praça Carlos Alberto de Santana, ambos no bairro do Socorro. O evento de inauguração acontecerá no dia 27 de setembro, próxima sexta-feira, às 14 horas.

As obras foram realizadas pelo programa “Sonho Meu”, com recursos próprios do município. Por meio deste programa, em mais de quatro anos de administração foram entregues mais de 600 novos imóveis, contemplando, primeiramente, moradores que viviam em área de risco e vulnerabilidade habitacional. “Nos comprometemos em ajudar as pessoas a terem uma moradia digna e estamos cumprindo”, afirma a prefeita Rilza Valentim.

Até o final de 2013, a previsão da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária é de que mais 400 casas sejam entregues a população, diminuindo consideravelmente o déficit habitacional existente em São Francisco do Conde. Dessas, 60 unidades estão com as obras aceleradas no bairro da Baixa Fria e serão destinadas às famílias que moram em área de proteção ambiental, na localidade de Dom João. Há ainda o Conjunto Habitacional do Monte, que deve contemplar mais 20 famílias com novas casas. Todas construídas com recursos próprios. A comunidade do bairro do Gurujé, por sua vez, ganhará através do programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal, 20 novos prédios com 16 apartamentos cada um, totalizando 320 unidades.

Aproximadamente R$22.000.000,00 (vinte e dois milhões) já foram destinados aos programas habitacionais, com o intuito de dar condições dignas de moradia às pessoas que mais precisam.

Antônio Januário dos Santos – Homenageado no Conjunto Habitacional

A Prefeitura está homenageando o sanfranciscano Antônio Januário dos Santos, falecido em 29 de abril de 2005, aos 93 anos, pelo fato de o mesmo ter sido morador do bairro do Socorro durante muitos anos, além de ter a maior parte de seus familiares também residindo na localidade. Amigo de toda comunidade, Antônio Januário era funcionário municipal desde os anos 70 e prestava serviço como vigia na Escola Navarro de Brito, situada próxima a Igreja do Socorro. Antes de ser estatutário, ele era pescador. Foi casado durante 35 anos com Dona Joselita Camerino Hane dos Santos, com quem teve 03 filhos. A família estará presente no evento de inauguração do Conjunto Habitacional que levará seu nome. Vale salientar ainda, que o historiador sanfranciscano José Jorge do Espírito Santo publicou em maio do ano 2000, o livro – “São Francisco do Conde, resgate de uma riqueza cultural”, do qual Antônio Januário foi grande colaborador.

Carlos Alberto de Santana (Siri) – Homenageado na Praça

Também morador e muito querido na comunidade do Socorro, Carlos Alberto de Santana (Siri) nasceu em 07 de julho de 1961 e costumava dedicar o tempo livre aos esportes e a realização de torneios de futebol em seu bairro. Trabalhou como montador de andaime e cultivava seu amor aos 05 filhos – Karla, Carlos Alberto Junior, Karina, Renilson e Railson; bem como a sua esposa – Maria Messes e ao Esporte Clube Bahia – seu time do coração. Carlos Alberto foi criado por Dona Adelina, pois sua mãe morreu no parto. Tinha 11 irmãos e faleceu em 20 de agosto de 2007, devido a uma fratura na coluna, deixando 05 filhos e 02 netos.