Prefeitura entregou 400 títulos de posse para moradores da Nova São Francisco

titulos de posse 2016 seharf 7

No último sábado, dia 21 de maio, a comunidade franciscana esteve em festa, principalmente os 400 moradores do bairro da Nova São Francisco que receberam da Prefeitura os títulos de posse da área onde moram. A entrega dos títulos aconteceu na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL), através do Programa Meu Lar, da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEHARF) – cujo objetivo é regularizar as casas e construções em áreas de propriedade da Prefeitura.

A Nova São Francisco foi o primeiro bairro contemplado pelo Programa que entregará 1.800 títulos no total. “Esse é um dia mágico para os moradores que vão estar realizando mais um sonho na vida de vocês, recebendo a propriedade de sua casa”, declarou o secretário de Infraestrutura Ruy Barbosa, que estava a frente da SEHARF no início do processo. “Pra quem não sabe, a população hoje veio receber a escritura de suas casas. Esse programa [Meu Lar] consiste em dar uma escritura que significa a titularidade das casas e isso significa muito, principalmente dignidade, pois a pessoa vai poder bater no peito e dizer ‘essa casa é minha de direito’. Isso vai possibilitar ao morador algumas coisas muito importantes. Com essa escritura, as pessoas vão ter a possibilidade de vender sua casa e a pessoa que vai comprar vai poder financiar e dividir em parcelas; Quem quer ampliar e reformar sua casa pode pegar um empréstimo em qualquer banco e pegar uma linha de crédito para reformas, com isso, o comércio melhora nas casas de materiais de construção e para os pedreiros; A titularidade que vocês têm hoje dá possibilidades em diversas situações e a equipe da secretaria está à disposição para dar informações”, explicou Ruy Barbosa.

titulos de posse 2016 seharf 8

Os vereadores Mário Nogueira e Eliezer de Santana falaram sobre a importância desse programa e sobre o valor da política feita com seriedade. Já o atual secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Antonio Calmon disse: “o prefeito Evandro já foi secretário de Habitação quando eu era o prefeito e nós tínhamos o sonho de fazer isso que estamos fazendo pela comunidade hoje”, relembrou.

O prefeito Evandro Almeida também discursou: “a equipe da Secretaria de Habitação está de parabéns por lutar pelo sucesso e pelo progresso de São Francisco do Conde e quero dizer que hoje é dia de alegria, estamos entregando o título de posse de vocês. Existe uma taxa de cartório que deve ser paga por vocês, mas eu disse aqui aos meus secretários que eu gosto de fazer bem feito e ainda pedi que dessem um jeito, pois se a Prefeitura puder pagar não vamos deixar ninguém pagar nada”, afirmou Almeida.

Na última quinta-feira, dia 19 de maio, a secretaria promoveu uma reunião com os beneficiários esclarecendo o objetivo do Programa e a documentação necessária para recebimento do documento de posse dos títulos. Na primeira fase, a SEHARF identificou 1.740 unidades habitacionais e fez 1.792 selagens, que são marcações feitas nas casas dos beneficiários, identificando a quadra, o lote, se existe construção no terreno e a quantidade de casas, através de um selo cadastral com um código.

Mais informações através do número (71) 3651-8700.