Prefeitura estabelece diálogo com representantes da Igreja Católica no município

convento de santo antonio

Na manhã da última sexta-feira, 12 de setembro, o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, acompanhado de secretários municipais realizou visita ao Convento de Santo Antônio, onde firmou a aquisição de móveis da família Tourinho, ligada à história do município através do Engenho Dom João, a fim de utilizá-los em espaços históricos da cidade. A conversa foi conduzida pelo representante da família Tourinho, o procurador Caio César Tourinho Marques.

“Espero que esses móveis guarneçam e embelezem a Casa Teixeira de Freitas, o Paço Municipal e, principalmente, o Solar de Cajaíba vindo a pertencer a todos os sanfranciscanos e, consequentemente, a todos os baianos e brasileiros”, destacou Marques.

Além disso, o prefeito também dialogou com os representantes da Igreja Católica: Frei Wilson, Frei Walter e Frei Márcio. Na ocasião, conversou-se sobre a possibilidade da Prefeitura apoiar a restauração do Convento. “Vamos colocar esse projeto em andamento. Temos interesse em recuperar os patrimônios históricos de São Francisco do Conde e vamos em busca disso”, prometeu o prefeito.

Frei Wilson aproveitou e falou sobre a importância do Convento: “Este Convento é um grande desafio para São Francisco. Segundo o IPHAN é o único da cidade que é tombado”. E completou: “Ando no município de ponta a ponta, portanto, no que puder contribuir para o crescimento da cidade a Igreja nunca se furtará disso”, concluiu.

Estiveram presentes ao encontro os secretários municipais:  José Carlos Reis (Turismo), Alberto Jorge Mattos (Saúde), Osman Ramos (Cultura) além de assessores e funcionários da Prefeitura.