Prefeitura fortalece ações nas comunidades mais distantes e promove cidadania

feira da cidadania

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde levou diversos serviços para o bairro do Caípe, durante a primeira edição da Feira da Cidadania, promovida no último dia 04 de novembro. Representada pelas secretarias municipais, a Prefeitura também contou com a parceria do Governo do Estado, o que veio a fortalecer a promoção dos serviços ofertados aos munícipes e o exercício da cidadania.

As moradoras do bairro, Ana Paula Santana da Conceição, Jumara Rosa da Silva e Flávia Cristiane Pereira de Souza, aproveitaram a oportunidade para solicitar as vias de alguns documentos pessoais. “Perdi a 2ª via da minha identidade e vim tirar outro novamente”, disse Ana Paula. Já Jumara Rosa, foi acompanhar a filha, que está grávida, com a retirada da Carteira de Trabalho e Previdência Social e do documento de identidade. “Vou aproveitar para também pegar umas lâmpadas fluorescentes com a COELBA”, destacou Jumara. Enquanto isso, Flávia Cristiane aproveitou para solicitar a expedição da 1ª via do Registro Geral de seu filho de 4 anos: “fica mais fácil. Aconteceu de eu já perder a Certidão de Nascimento dele na rua. Agora não terei mais esse problema”, pontuou.

A coordenação da Feira da Cidadania apontou que foram realizados 76 orientações e treinamentos no stand do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; 60 atividades coletivas através da Secretaria de Esportes e Lazer, além de atividades físicas e recreativas individuais para 3ª idade; 22 agendamentos para inscrição no Programa de Acolhimento Social (PAS), atendimento a 9 visitas pendentes e 9 orientações. Com o Bolsa Família foram 42 atendimentos (consultas, bloqueios, atualização e cadastros); secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca foram 36 atendimentos; Habitação e Regularização Fundiária: 30 cadastros para programas habitacionais e 27 orientações; Saúde: 73 aferimentos de pressão e 8 verificações de glicemia; NUDEAM e CREAS: 48 atendimentos; SAC: atendimento e agendamento a 90 pessoas; e, COELBA: atendimento a 130 pessoas. Também estiverem presentes a Secretaria da Educação, com os serviços de Ouvidoria e atendimento sobre os programas e projetos desenvolvidos pela pasta; o Balcão de Justiça, PROCON, Previdência Social, EMBASA, CRAS, Conselho Tutelar e DEBES (Departamento de Benefícios, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social).