Prefeitura inaugura na sexta-feira, 30, a Praça José Cardoso, na Fazenda Macaco

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF), irá inaugurar na próxima sexta-feira, 30 de agosto, às 14 horas, a Praça José Cardoso, que fica localizada no bairro Fazenda Macaco. Além disso, a comunidade também ganhará uma academia ao ar livre e a reforma da Escola Ana Tourinho Junqueira Ayres.

A obra, iniciada no mês de junho com estimativa de finalização em 120 dias, cumpre sua previsão e será entregue, antecipadamente, à população. A praça é composta por 01 jardim de 363m² e parque infantil contendo Casa Tarzan com balanço, 02 gangorras, escada horizontal, lixeiras, 03 bancos e 06 mesas de jogos. Além disso, a Prefeitura realizou a pavimentação da Rua da Cajá que fica localizada em frente à praça.

A localidade da Fazenda Macaco é uma região situada na entrada de São Francisco do Conde para quem vem da BA-512 e que aguardava há mais de 20 anos por obras de pavimentação e espaços de lazer.

O homenageado:

José Feliciano Cardoso nasceu em 20 de agosto de 1891, casou-se com Maria Josefina Cardoso com quem teve 11 filhos e mais de 100 netos. Durante seus anos de vida, morou também em outros lugares como Santo Antônio de Jesus e Salvador, onde faleceu no ano de 1981.

As terras que atualmente compõem a Fazenda Macaco pertenciam a Sociedade Anônima Tourinho Agrícola e Industrial, conhecida por Usina Dom João. Em 1969, a referida usina entrou em falência e suas terras foram leiloadas. Nesse momento, José Cardoso teve participação decisiva pois foi ele quem incentivou o Srº Ademário Benicio Cardoso a adquirir a propriedade.

Até a década de 70, a fazenda era essencialmente um engenho de açúcar, posteriormente produziu cacau e hoje tem como atividade produtiva o cultivo de eucalipto e a criação de gado de corte.

Hoje, além da Fazenda Macaco existe também o povoado do Macaco que foi crescendo no decorrer dos anos e é composto pela Rua da Cajá e Rua das Onze.