Prefeitura inaugura unidade de saúde em Campinas com a presença da comunidade

Prefeitura inaugura unidade de saúde em Campinas  3

A comunidade de Campinas ganhou uma nova e moderna unidade do Programa de Saúde da Família – PSF, dia 05 de outubro, que vai beneficiar a toda comunidade do bairro com atendimento médico, de odontologia, assistência social, enfermagem e outros.

O prefeito agradeceu a população que estava abrilhantando o evento e falou da homenagem justa a D. Zezé, que dará nome a unidade. Ele também listou suas prioridades no governo. “Desde que assumi venho trabalhando para melhorar a saúde e a educação na nossa cidade. Essas são as minhas metas para fazer desta cidade cada vez melhor. Mando um recado para todos: é preciso tratar bem o meu povo, com carinho e dedicação”, falou o prefeito que também explicou algumas ramificações do projeto TranSFormar: “teremos o Mais Saúde, Mais Educação e PAS Mais e, em breve, vamos lançar estes projetos para trabalhar e zelar pelo povo”.

Trouxemos uma série de benefícios e ações para a comunidade, além de uma série de atividades para alavancar a saúde e dentre elas temos a descentralização do setor de Marcação de Consultas e Exames, descentralização da Farmácia Básica, criamos mais duas equipes de saúde e quero aproveitar para parabenizar os Agentes de Saúde que comemoraram seu dia e contribuem para a melhoria da saúde. Continuamos com as ações de combate ao vetor da dengue e em breve vamos dar o resultado do processo seletivo que vai contratar 20 agentes de endemias. Também fizemos a implantação do laboratório na unidade da Baixa Fria, além do Mais Saúde que chegará com  ações de saúde do trabalhador e a ampliação dos leitos do hospital em quase 50%. E junto com esta unidade, hoje, estamos entregando ainda uma ambulância. Precisamos que nossos soldados saiam em favor da gestão”, relatou o secretário da Saúde Alberto Jorge Mattos.

Prefeitura inaugura unidade de saúde em Campinas  1A obra em Campinas foi feita com recursos do município, na ordem de aproximadamente R$ 500 mil. Quem também participou do evento de inauguração foi o deputado federal Jorge Solla. “Parabéns a comunidade que está ganhando este novo centro de saúde. Quero parabenizar também os secretários e a equipe de Saúde. Eu queria falar do Centro de Convivência do Idoso, da sede do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e do Complexo Rilza Valentim e de uma creche que será entregue aqui neste bairro que será um grande complexo de serviços públicos. Eu não conheço nenhum conjunto do Minha Casa, Minha vida que seja tão beneficiado com ações públicas no entorno, e esse é seu compromisso, prefeito, a melhoria de vida das pessoas e as oportunidades”, declarou Solla.

Quem fez uma bela homenagem a Maria José da Cruz, a parteira que deu nome a unidade de saúde, foi a pequena Beatriz Arcanjo da Cruz, que emocionou a todos. A primeira dama do município, Iasmin Barbosa, também falou sobre a obra. “Eu sei da sua preocupação com a nossa saúde, Evandro, e que você continue sendo este homem digno. Pois eu sei a responsabilidade que você tem com essa gente”.

Histórico

Mais conhecida como D. Zezé, Maria José da Cruz nasceu em 09 de abril de 1927, na Fazenda São Lourença, em Campinas. Ela dedicou grande parte da vida a realização de partos e tinha prazer em servir as pessoas. Dona Zezé foi autodidata e aprendeu a fazer partos sozinha, tinha noções de enfermagem, obstetrícia, cozinha e costura, além de ser uma sambista nata.

Casou-se com Manoel Procópio, com quem teve 10 filhos: Antônio, Tereza, Edvaldo, Ana Maria, Rosângela, Rita, Maria Célia, Manoel, Amália e Luiz Alberto.

Maria José trabalhou no posto de saúde da sede. Ela teve câncer e, apesar do tratamento, não teve a resposta esperada, vindo a falecer em 28 de dezembro de 1985.

A sua imagem ficará para sempre guardada em nossa memória, pois ela deixou um grande exemplo de ser humano e pessoa que viveu para servir”, declararam a nora Marize Feliciano e a filha Tereza de Jesus Barbosa.