Prefeitura inaugurou a primeira Unidade de Atendimento da Previdência Social – INSS Expresso

INSS expresso sfco 2016 1

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde entregou à comunidade franciscana nesta quinta-feira (28) a primeira Unidade de Atendimento da Previdência Social – INSS Expresso. O posto irá funcionar na Rua 29 de Junho, Centro, ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), das 08h às 14h.

O objetivo do posto é facilitar o atendimento do segurado; orientar sobre os procedimentos legais a serem adotados; realizar o encaminhamento aos órgãos competentes de forma direta e oportunizar o acesso dos cidadãos à Previdência Social, de forma rápida, prática e segura. Antes, os segurados precisavam se deslocar a outros municípios para ter o atendimento.

INSS- expresso sfco 3A assistência social de São Francisco do Conde é hoje, talvez, a maior assistência social da Região Metropolitana e do Recôncavo da Bahia. Nesse mês nós entregaremos o posto de atendimento do INSS Expresso, e no mês de maio entregaremos o Centro de Referência e Atenção à Mulher e a mais bela casa dos Programas Sociais – do PAS e do Bolsa Família. É muito gratificante estar aqui hoje com vocês. Só tenho a agradecer a todos. Esse posto é um primeiro passo. Nós vamos começar a coletar dados, números e fazer com que em 2017 a gente consiga uma agência matriz do INSS, uma agência grande para que toda região seja atendida aqui”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira.

Agradeço a Deus Pai por mais esse dia e mais esse grande evento. Que Ele continue cada dia mais abençoando nosso povo e nossa cidade. Quero dizer que a promessa continua, de que vamos fazer uma agência do INSS aqui em São Francisco do Conde. O terreno já está aí separado e vamos realizar. Por enquanto, nós estamos entregando o posto expresso para dar início a esse trabalho”, declarou o prefeito Evandro Almeida.

Dentre os serviços que passam a ser ofertados no município pela Unidade do INSS estão: aposentadoria; auxílio doença; auxílio reclusão; pensão por morte; salário família; salário maternidade; benefícios assistenciais, atualização de tempo de contribuição; atualização de endereço de beneficiário; Certidão de Tempo de Contribuição – CTC; Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS; Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT; consulta de perícias médicas agendadas; consulta de situação de benefício; Cópia/Vista/Carga de processo administrativo; Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI; demonstrativo de Imposto de Renda; extrato de contribuições à Previdência Social; extrato de pagamento de benefício; Guia da Previdência Social (GPS); Inscrição na Previdência Social; Reabilitação profissional, dentre outros.

A pretensão é que com a instalação do posto aproximadamente 300 pessoas sejam atendidas por mês.