Prefeitura investe em capacitação profissional para diversos segmentos

emprego (1)

São Francisco do Conde tem promovido diversas capacitações para jovens e adultos, visando oportunizar melhores condições de empregos para a população. Uma das secretarias envolvidas para oferecer cursos é a de Desenvolvimento Econômico – SEDEC que, apenas em 2014, já promoveu capacitações nas áreas de: Solda para Área Industrial, com 64 vagas; cursos de Azulejista e Pintor, com 20 vagas cada; Carpintaria Naútica – para a construção de estrutura de madeira e vidro para embarcações, que ofertou 22 vagas e acontece no bairro de Santo Estevão.

O município, através da SEDEC, certificou no último mês de junho as turmas de montagem e reparação de computadores, cabeleireiro, manicure e maquiador. Além do Curso Básico de Segurança de Plataforma (SALVATAGEM), indispensável para trabalhar em plataformas de petróleo. Ao todo, 101 novos profissionais terminaram capacitados, através do programa ‘TRILHA – Juventude Baiana no Caminho Certo’, e estão aptos a entrar no mercado de trabalho.

A Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES também promove cursos beneficiando a população, como o de Aprendizagem Industrial Básica, através do SENAI. Esta vai promover capacitações para formar Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil e Auxiliar Administrativo. Os cursos serão promovidos no período da noite, das 18h às 22h, a partir do dia 21 de julho.

Cerca de 15 agricultores familiares serão beneciados com o curso teórico e prático de Formação de Tratorista, na comunidade da Santa Elisa, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca – SEAP de São Francisco do Conde.

Por fim, servidores públicos municipais também estão sendo preparados, pois a Secretaria de Planejamento – SEPLAN está oferecendo o Curso de Formação para Agentes de Planejamento e Controle. A turma é composta por 30 alunos de todos os setores da prefeitura.

Em 2013, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da SEDES, em parceria com o PRONATEC/SENAI – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial,  certificou 140 alunos formados nos cursos de caldeireiro, eletricista de automóveis, encanador instalador predial e pedreiro de alvenaria. Ainda no ano passado, 300 alunos receberam cursos do PRONATEC no município.