Prefeitura irá assinar Ordem de Serviço para recuperar a casa Mário Augusto Teixeira de Freitas

casa mario augusto teixeira de freitas

Na próxima quarta-feira, dia 16 de outubro, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde irá assinar Ordem de Serviço para a recuperação da casa Mario Augusto Teixeira de Freitas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A assinatura irá acontecer em frente à casa do homenageado, às 10 horas, que fica localizada na rua de mesmo nome. O objetivo é transformar o local em um Centro Cultural que irá reunir cerca de 120 materiais de acervos.

O programa estrutural da Casa Mário Augusto Teixeira de Freitas será dividido por FOYER – onde os visitantes serão recepcionados; SALÃO DE CONSULTA E LEITURA – que abrigará uma mini biblioteca; MUSEU TEIXEIRA DE FREITAS – composto pelo acervo do próprio Teixeira de Freitas; SALA DE EXPOSIÇÃO – local onde acontecerão exposições de artes itinerantes; e, AGÊNCIA DE COLETA – destinada a atendimentos da demanda interna do IBGE.

Mário Augusto Teixeira de Freitas nasceu em São Francisco do Conde, em 31 de março de 1890, ingressou em 1908 na Diretoria Geral de Estatística do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas, onde promoveu numerosas pesquisas estatísticas, até então inéditas no país. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro.

Em 1920, foi nomeado Delegado Geral do Recenseamento em Minas Gerais. Como Diretor do Serviço de Estatística Geral daquela unidade federativa, lançou trabalhos importantes, entre eles o Anuário Estatístico do Estado, o Anuário Demográfico e o Atlas Corográfico Municipal de Minas Gerais.

A convite do Governo Provisório instaurado pela Revolução de 30, no Rio de Janeiro, organizou o Ministério da Educação e a Saúde Pública. A criação máxima do pensamento e ação de Teixeira de Freitas foi, sem dúvida, o IBGE. Baseado em seu plano de cooperação inter-administrativo entre as três esferas (federal, estadual e municipal), foi criado em 1934 e instalado em 1936 o Instituto Nacional de Estatística, o qual, a partir de 1938 passou a denominar-se Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).