PREFEITURA LANÇA APLICATIVO SOCIAL

O App SEDESE já está disponível gratuitamente para celulares dos sistemas Android e IOS
Cada vez mais importante na vida dos brasileiros, o celular tornou-se indispensável nas tarefas do dia a dia. A Prefeitura de São Francisco do Conde lança neste sábado (04), o aplicativo *SEDESE – GESTÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS*, ferramenta que vai reunir informações do  CadÚnico (Cadastro Único) sob o intuito de aprimorar o  gerenciamento de dados sociais municipais.
Já testado nos bairros do município, o aplicativo é direcionado à atenção dos usuários da Política de Assistência Social. Está disponível gratuitamente para celulares dos sistemas Android e IOS. Em atenção à legislação municipal (Decretos n° 2.555 e 2.560/ 2020, Portarias SEDESE n° 04 e 06/2020), que adota medidas de combate, controle e prevenção contra o coronavírus (Covid-19), a ferramenta permitirá acesso remoto (não presencial) aos beneficiários. Trata-se de uma iniciativa pioneira idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE).
Dada importância em atender a orientação do acolhimento ao isolamento social, neste momento de crise mundial, por conta das consequenciais devastadoras do COVID -19, o App SEDESE surge como estratégia de comunicação/informação entre a secretaria e seus usuários. Importante deixar claro que o App SEDESE não é uma ferramenta de conversação e sim um canal de contato/comunição focal com cada usuário da rede que, por um ou outro motivo, precise ser orientado, informado e/ou acompanhado, tendo em vista evitar a descontinuidade da oferta de serviços, programas e benefícios.
Segundo o secretário Aloísio Oliveira, “o aplicativo SEDESE é uma estratégia digital que visa desburocratizar o atendimento aos beneficiários da assistência social. Seu potencial de trabalho permitirá atribuir maior celeridade na busca ativa dos serviços da rede socioassistencial. Trata-se de um iniciativa pioneira que permitirá aproximar serviços e programas de seus beneficiários em uma comunicação direta e focalizada, a comunicação via ferramenta poderá ser prestada para fins de atendimento/orientação e acompanhamento  individual e/ou coletiva. Sua base de gerenciamento permitirá o contato com seus usuários via texto ou imagens, sob o intuito primário e prioritário de atender ao público em situação de descumprimento de condicionalidades, aqueles que por ventura corram o risco de perder seus benefícios, por ocasião de advertências, bloqueios e cancelamentos. A ferramenta também poderá ser utilizada como plataforma para concessão de benefícios eventuais e auxílios financeiros, desde que devidamente regulamentado em lei municipal, auxiliará os fluxos de atendimento presencial nos programas e serviços da Rede Socioassistencial, pois permitirá a realização de agendamento de atendimentos presenciais, evitando deslocamentos desgastantes e desnecessários na busca de orientações básicas. Informo ainda a comunidade que esse aplicativo será o nosso canal oficial de comunicação/informação e orientação juntos aos nossos usuários, portanto, é indispensável que todos baixem os seus aplicativos, para que possam ficar devidamente informados quanto a prestação de serviços, programas e benefícios da Política de Assistência Social no município”.
Depois de baixar o APP SEDESE, o usuário precisará realizar cadastro (sendo obrigatório informar o número do CPF e uma senha alfanumérica de pelo menos seis caracteres, criada pelo próprio usuário – contendo letras e números). Algumas perguntas serão feitas para conferir a identidade do usuário e logo depois já é possível começar a utilizar o serviço.
COMO BAIXAR: PASSO A PASSO
a) 1º – Na busca da loja de aplicativo, fazer a pesquisa: SEDESE – GESTÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS;b) 2º – Depois de localizado: clicar em instalar;c) 3º – Após instalação, clicar em abrir;d) O APLICATIVO DARÁ A SEGUINTE MENSAGEM: Bem-vindo a plataformadigital SEDESE – Programas Sociais, aqui você poderá acompanhar informaçõessobre seu benefício, documentações pendentes, descumprimentos decondicionalidades, calendário de pagamento e muito mais!e) 4º – NA TELA INICIAL, aparecerá escrito PRIMEIRO ACESSO, faz-se necessáriopassar por ele para conceder as informações necessárias como: CPF, número de celular ativo, e criar uma senha alfanumérica (letra e número juntos) de no mínimo 06 caracteres.f) 5º – Preencher as informações solicitadas nos demais passos.
Sobre o aplicativo:
O aplicativo SEDESE – Gestão de Programas e Serviços é uma ferramenta digital de comunicação remota entre a SEDESE e os beneficiários da assistência social inscritos no Cadastro Único para programas sociais – CadÚnico do município. Encontra-se em perfeita conformidade com o Decreto Municipal nº 2.555/2020, que dispõe sobre medidas de prevenção e controle para enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID -19).A ferramenta será a principal plataforma de comunicação e orientação quanto á (ao):
a. Calendário de datas de pagamentos de programas e benefícios sociais tais como PAS; PAS Mais e Programa Bolsa Aluguel;b. Liberação de ciclos de vendas no comércio local, bem como quanto ao formato de execução deste processo, tendo em vista minimizar aglomerações e deslocamentos desnecessários a rede de serviços ;c. Agendamento/orientação de atendimentos para efeitos de reversão de situações de Bloqueios e Cancelamentos junto ao Programa Bolsa Família;d. Prestação de informações quanto à realização, adiamento ou reordenamento deações/eventos sob a responsabilidade da SEDESE;e. Recebimento/encaminhamento de demandas para oferta de Benefícios Eventuais;f. Comunicação de campanhas educativas e notas de utilidade pública, evitando assim a disseminação de notícias falsas, dentre outros.

Skip to content