Prefeitura ofertará aos franciscanos cursos básicos de primeiros socorros

primeiros socorros saude emergencia

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através do DEJUV (Departamento de Atenção à Juventude) – da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) irá ofertar vagas em cursos básicos de primeiros socorros: OVACE (obstrução de vias aéreas); acidentes domésticos; animais peçonhentos e queimadura. Os cursos serão oferecidos gratuitamente, em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e os Bombeiros Civis.

Os interessados poderão realizar inscrição, a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de outubro e até o dia 09 de novembro, no Departamento de Atenção à Juventude, que fica situado à Rua Frei Miguel, nº 09, no Centro, das 09h às 14h.

Dentre as exigências estão: ter idade entre 15 e 29 anos, comprovar no mínimo 05 anos de moradia no município, além de apresentar os seguintes documentos: cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

Ao todo serão ofertadas 100 vagas, sendo 25 para cada área. Mais informações com o Departamento de Atenção à Juventude no telefone: (71) 3651- 3158.

OVACE (obstrução de vias aéreas) – toda situação que impeça total ou parcialmente o trânsito do ar até os alvéolos pulmonares. A restauração e manutenção da permeabilidade das vias aéreas obstruídas são essenciais e devem ser feitas de maneira rápida e prioritária.

Causas de obstrução das vias aérea:

• Língua – relaxamento da musculatura em vítima inconsciente, obstruindo a passagem do ar;
  • Alimentos;
  • Vômitos;