Prefeitura promove Roda de Conversas com a População Transexual

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, realizou a abertura do projeto ‘Roda de Conversa com a População Trans’, para tratar da realidade dessas pessoas e lançar a campanha: ‘Minha Identidade me Fortalece’, dialogando sobre as identidades e a existência de pessoas transexuais, objetivando a promoção da visibilidade para fortalecer o RESPEITO E A IGUALDADE.

O evento foi realizado em 18 de junho, sexta-feira, no Centro de Referência de Assistência à Mulher – CRAM e contou com a presença de aproximadamente 15 pessoas, entre estas, representantes da Gestão Municipal, que são atores fundamentais para o diálogo e construções de Políticas de garantia de Direitos, a exemplo da Secretaria da Educação – SEDUC, Secretaria da Saúde – SESAU e Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, por meio dos departamentos: CRAS, CREAS, Assistência Jurídica e Departamento de Direitos Humanos.

O DIA DA VISIBILIDADE TRANS foi criado em 2004, quando 27 pessoas transexuais foram ao Congresso Nacional, em Brasília, em uma campanha elaborada por lideranças do movimento, em parceria com o Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde. Entretanto, essa população ainda carece de Políticas Públicas que garantam a efetivação dos Direitos e, consequentemente, viabilizar melhores condições de vida.

Durante o momento de diálogos, o evento da SEDES abriu espaço para falas sobre transsexualidade, as vivências e lutas dessas pessoas, além de ser um momento de acolhida.

Na ocasião foi sinalizado como sugestão para a Gestão Pública, bem como para ONGs que trabalham com os Direitos Humanos, a iniciativa do Prêmio Direitos Humanos e Cidadania, visando às lutas de visibilidade à causa.

As Trans presentes levantaram discussões acerca da implementação de políticas que oportunizem o acesso a tratamento hormonal, inserção no mercado de trabalho e facilidade na formalização do nome social.

Colocar o debate da visibilidade Trans repercute uma luta de muitos anos em que essa população vem afirmar um lugar de fala e de sujeito que reivindica direito junto à sociedade.