Prefeitura promoveu reunião com Povos de Matrizes Africanas na última segunda-feira (27)

reunião_PMA

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde realizou na última segunda-feira (27) uma reunião com os Povos de Matrizes Africanas no Gabinete do Prefeito Evandro Almeida, com a presença também dos secretários municipais de Cultura – Osman Ramos, Turismo – José Carlos Reis e Governo, além do gerente do Departamento de Promoção à Igualdade Racial – DEPIR, Samuel Azevedo. Na pauta esteve a necessidade de apoio da Prefeitura aos terreiros de candomblé do município.

Na ocasião foi debatido de que forma a Prefeitura poderia ajudar na reforma dos terreiros do município, já que os representantes dos mesmos não têm condições financeiras de realizar essa manutenção. “Nós já temos uma lei que foi criada pela vereadora Arlete Medeiros e sancionada pela então prefeita Rilza Valentim, que nos permite evoluir e muito. A lei 361/2014 que institui o 13 de Maio como Dia Municipal do Povo de Santo é exemplo disso. Podemos pegar essa lei e só fortalecê-la para que os terreiros possam ser ajudados. Porque sem uma lei não tem como a Prefeitura fazer muita coisa. Só uma questão de trabalhar essa lei e conseguiremos ajudar nas necessidades de cada terreiro”, declarou Samuel Azevedo.

Além disso, também foi falado sobre o projeto Terreiro Legal que já existe e precisa ser colocado em pauta juntamente com a referida lei. Durante a reunião sugeriu-se a criação de uma Comissão para que possa acompanhar a evolução das solicitações que foram feitas. De imediato, o prefeito Evandro Almeida declarou que irá reforçar junto a Secretaria Municipal de Serviços Públicos a questão de limpeza e roçagem dos terreiros e com o setor Jurídico para a regularização dos mesmos.