Prefeitura realiza implantação do Projeto Aprova Brasil na Rede Municipal de Ensino

Na última quarta-feira (24), a Prefeitura, através da Secretaria da Educação – SEDUC realizou a implantação do Projeto Aprova Brasil na Rede Municipal de Ensino. Esse momento aconteceu no auditório do CEJAL e contou com a participação de professores, gestores e coordenadores da rede de ensino. Essa implantação marca o ponto de partida para a implementação do projeto ao longo do ano dentro das escolas, dando suporte às propostas construídas em rede.

Mas afinal, o que significa o projeto Aprova Brasil? O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada ao trabalho de ampliação e construção das competências leitora e matemática dos estudantes, ele foi desenvolvido pela Editora Moderna, que conta com diversos meios para contribuir com o ensino aprendizagem. Os alunos e professores terão acesso a livros, aplicativos, jogos, atividades, vídeo aulas, simulados, e um suporte abrangente para os professores e coordenadores.

“O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada, voltado para duas grandes competências: a competência leitora e a competência matemática. Ele é pautado na matriz de referência do SAEB, e aqui em São Francisco do Conde houve a aquisição total do projeto, do 1º ao 9º ano, então a gente consegue atender o ciclo de alfabetização, anos iniciais e anos finais com todos os recursos do projeto”, descreveu Michelle Silva, assessora da Editora Soluções Modernas, responsável pelo Estado da Bahia.

O principal objetivo do projeto é trabalhar as habilidades essenciais que são cobradas nas avaliações externas realizadas pelo Governo para identificar a qualidade do ensino, a exemplo do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação), sendo assim, é um recorte do currículo, baseado na matriz curricular disposta pelo Ministério da Educação – MEC para a realização dessas avaliações externas.

“O material está aqui, ele foi pensado da melhor forma possível pra dar esse suporte pra que vocês (professores) possam estar dentro da sala de aula e possam se preparar para essa nova avaliação. É por isso que está vindo esse material, e ele não poderia chegar à escola sem antes chamar vocês para mostrar como é o material, qual a proposta dele e como vai funcionar”, destacou a secretária da Educação, Ana Lúcia Brito.

Para a Coordenadora Pedagógica Vânia Sales, “o projeto é importante por conta de uma recomposição da aprendizagem no momento, depois da pandemia, então a escola, o município, a secretaria, precisavam ter um plano de ação para poder ver de que forma iria recompor essas aprendizagens. A parceria com a editora que traz um suporte tecnológico e físico para trabalhar com nossos alunos, a implantação e implementação do projeto aqui na nossa cidade, é mais do que nunca necessário”.

“É importante que o município se preocupe com a questão do processo ensino aprendizagem para além das avaliações externas, então quando se adquire um material focado nisso a gente entende que ta fortalecendo a questão do processo ensino aprendizagem, o material apresentado é de boa qualidade, bem tecnológico, estou com boas expectativas, acredito que a gente vai conseguir fazer uma articulação boa dentro do planejamento da escola para englobar isso que o projeto traz. Quando se tem um material focado, organizado, que a gente vai conseguir ver as fragilidades e potencialidades como um todo, com certeza vai otimizar o planejamento e consequentemente conseguir agir de maneira mais focal e tentar melhorar”, expressou Rosiane Rodrigues, coordenadora Pedagógica.