Prefeitura realiza pagamento da Bolsa UNIFAS

UNIFAS

Após o recadastramento dos universitários veteranos, ocorrida no mês de março, sob a orientação e análise de documentos por parte da COGEM (Controladoria Geral do Município), a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), realizou o pagamento da Bolsa Universitária Sanfranciscana – UNIFAS, de 216 estudantes considerados aptos ao recebimento do benefício, conforme regulamentação da Lei Municipal nº 90/2009. O pagamento referente aos últimos quatro meses do ano de 2013 – de janeiro a abril, foi executado na última quinta-feira, dia 04 de abril, contemplando os estudantes que cursam o Nível Superior em faculdades de Salvador, Candeias e Santo Amaro. Aqueles considerados inaptos diante da lei precisam regularizar sua situação junto à Comissão Universitária. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 08 às 14 horas, na Rua Antonio Portugal de Santana, localizada na Nova São Francisco (sede).

Para estar apto ao recebimento do benefício, que pode chegar a até R$ 595 (quinhentos e noventa e cinco reais), o estudante deve residir no município e ter renda familiar insuficiente para custear o Ensino Superior. Além disso, os universitários precisam comparecer a 80% das aulas de seu curso e não podem ultrapassar o limite de duas reprovações por semestre. Também devem encaminhar um relatório geral de suas atividades, por meio de documento emitido pela instituição de ensino, devendo esta ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

UNIFAS – Programa Universitário Sanfranciscano

O projeto criado em 2009 pela gestão da Prefeitura anterior, com o nome Bolsa Universitária, beneficia estudantes que sejam residentes do município e que tenham renda insuficiente. O incentivo financeiro vale tanto para matriculados em cursos de graduação como de pós-graduação, tendo sido concedido gradativamente a partir do primeiro semestre de 2009, com valor máximo de R$ 595,00. O objetivo é que sejam contemplados até 1.000 estudantes sanfranciscanos.

O UNIFAS viabiliza a inserção e a permanência dos alunos dentro das faculdades, além de promover o interesse social e coletivo do município, através de ações socioeducativas desenvolvidas pela Prefeitura. Os alunos beneficiados pela bolsa de estudos também utilizam o transporte gratuito que os leva para faculdades em Salvador, Santo Amaro e Candeias.