Prefeitura reúne moradores de Campinas para prestar esclarecimentos

campinas

Na manhã da última segunda-feira, 01 de setembro, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde reuniu os moradores de Campinas que tiveram suas casas demolidas para tratar das demandas posteriores à desapropriação, bem como atender ao anseio da população no que tange o esclarecimento de dúvidas. Dentre os representantes do poder público municipal estiveram presentes o secretário Ruy Barbosa (Habitação e Regularização Fundiária), o secretário José Roberto de Souza (Infraestrutura), secretário Marcos Jorge do Amaral (Serviços Públicos), Titaian Ximenes e Flávia Barbosa (técnicos da Secretaria de Planejamento) e Dr. Breno Valadares (Assessoria Jurídica).

A Prefeitura iniciou o processo unilateral de desapropriação da área após serem constatadas falhas geológicas no local, em 2011. A erosão já havia comprometido a estrutura física das casas que ali eram habitadas e estava colocando em risco a vida dos moradores e pedestres – um problema que, segundo os munícipes, já se arrastava há muitos anos, mas somente teve a iniciativa de buscar a solução na gestão da prefeita Rilza Valentim (in memorian).

Entre os questionamentos levantados pelos moradores presentes na reunião estavam o pagamento dos 20% restante do valor indenizatório e a previsão de início das obras de contenção da área. Conforme explicou Dr. Breno, a petição será entregue ao juiz até a próxima semana, para que a indenização seja logo liquidada. Já com relação ao início das obras, esta está prevista para começar em 2015, de acordo com o planejamento orçamentário da Secretaria de Infraestrutura. Será construído um muro na área.

A avaliação das antigas propriedades ultrapassou R$ 1 milhão em indenização e beneficiou 23 moradores que decidiram pelo acordo com a Prefeitura.