1ª Semana do Trabalho Decente: Veja como foi o segundo dia de palestras e atividades

O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), bem como os secretários municipais, Ana Christina Oliveira (SEDEC), Silmar Carmo (SEPLAN), Maria Natalice Lourenço (SEFAZ), Amarildo Guedes (SESCOP), Ana Cristina Marques (GAPRE), o secretário interino da SEGAD, Roque Pita, o vereador Clebeson da Silva (Moriel), além da superintendente da SEDEC, Valmiria Monteiro, e o diretor do Departamento da T.I Evânio Souza, estiveram presentes no segundo dia de palestras e atividades que compõem a 1a Semana do Trabalho Decente, que acontece até o dia 30 de maio no município.  Nesta terça-feira (29) serão abordadas três pautas importantes: “Fiscalização nas Relações de Trabalho e Reforma Trabalhista” – palestra com a  representante da Gerência Regional do Trabalho em Camaçari do Ministério do Trabalho, Josélia Nogueira, além do tema “Trabalho e Juventude: Experiências da FLEM na Execução do Programa Primeiro Emprego do Governo do Estado da Bahia”, com a representante da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Ana Gleise Souza, bem como a apresentação do Plano de Implantação de Políticas Municipal para Acesso ao Mundo do Trabalho: “Oportuniza São Francisco”, com a secretária Ana Christina Oliveira.

Essa é uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que visa promover uma formação para população franciscana através das diversas temáticas que envolvem a Agenda do Trabalho Decente; as relações de trabalho com ênfase na exploração; a experiência do Programa Primeiro Emprego do Governo do Estado; as reformas da Previdência e do Empreendedorismo, respectivamente.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) pediu a confiança da juventude franciscana para que juntos pudessem construir um futuro melhor. “Nós precisamos muito da confiança de vocês! Hoje estamos como gestores, mas vocês são o futuro. É preciso aproveitar essas oportunidades de capacitação e formação que o prefeito e a secretaria têm proporcionado. Hoje vivemos um momento difícil, mas o prefeito tem procurado trabalhar para melhorar a vida do povo franciscano. Acreditem, pois estamos lutando para trazer dias melhores para todos”.

O prefeito Evandro Almeida parabenizou a equipe da SEDEC, saudou o público e as autoridades presentes no evento e ressaltou o orgulho em fazer parte desse momento importante. “O programa “Oportuniza São Francisco” é uma grande inciativa para qualificar os jovens na luta pelo primeiro emprego, assim como é de suma importância o aplicativo que foi lançado ontem, o ‘Me Chame’, que irá proporcionar mais celeridade e visibilidade aos profissionais do município. Quando a tecnologia é usada de forma consciente, como é o caso da criação desse aplicativo, ela com certeza proporciona muitos benefícios para os usuários. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a equipe da T.I pela sistematização e criação do aplicativo. É fundamental essas novas ideias, bem como a realização de ações que promovam a formação do povo franciscano. Peço a vocês que acreditem e confiem na gestão, pois estamos trabalhando incessantemente para fazer o melhor para São Francisco do Conde”.

A secretária Ana Christina, falou sobre as dificuldades que o munícipio vem enfrentando e a importância da juventude franciscana aproveitar as oportunidades de formação profissional. “Essas  questões que estão surgindo agora, tanto no nosso país quanto no nosso município, são reflexos de mais de 20 anos atrás. Precisamos nos aprofundar no acesso à informação, uma gestão é muito mais complexa e ampla. Tudo o que for feito no programa ‘Oportuniza São Francisco’ é para que vocês se qualifiquem para lutar por um futuro melhor para a nossa cidade e o nosso país. Vocês têm a oportunidade de ter três secretarias do lado de vocês para construir junto com a gestão políticas públicas em prol da juventude franciscana”.