Primeira Sessão Simultânea de Leitura de 2019 acontece em toda a Rede Municipal de Ensino

A primeira Sessão Simultânea de Leitura do ano aconteceu nesta terça-feira (17), na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde. Essa é uma das ações do projeto Semeando Leitores, que estimula a prática da leitura na escola e visa despertar nos alunos o prazer de ler, para que cultivem esse hábito pelo resto da vida.

Como já diz o nome, no dia em que esta atividade é realizada, todas as creches e escolas do município promovem uma programação voltada para a contação de histórias. Na escola Quintino Nascimento não foi diferente. “Para que esse momento aconteça, o professor precisa escolher a literatura que será lida no dia da sessão, depois é feita uma resenha ou breve resumo da história e xerocada a capa de cada livro. Em seguida, é feita a inscrição de cada criança na literatura escolhida, tudo isso antecipadamente para que então hoje acontecesse a Sessão Simultânea, que tem como principal objetivo incentivar a leitura”, explicou a gestora da Escola Quintino Nascimento, Míriam Santos da Cruz. Ela também disse que “como estamos na semana da Páscoa, optamos por livros voltados ao amor ao próximo, sendo eles: Quando me sinto amado e Quando me sinto bondoso”.

Em São Bento das Lajes, na Escola Bartolomeu dos Santos Matos, os livros escolhidos e seus respectivos narradores foram: O Joelho Jovenal – Cristiane da Silva; História Bruxa – Sony Aparecida; Chapeuzinho Vermelho – Alessandra dos Santos; A Formiga e o Girassol – Elienai dos Santos Silva; A Galinha Xadrez – Maria Fernanda Vieira; Mâenhê – Lanes Souza; A Zeropeia – Lucinea dos Santos; e, Amigo Bicho – Talita dos Santos Carvalho.

Na Escola Antônio Balbino, a metodologia foi um pouco diferente. Lá, foram os próprios alunos que contaram as histórias contidas nos livros escolhidos.