Primeira turma de 38 alunos da UNILAB colou grau na última sexta-feira (09)

img-20161212-wa0015

A primeira turma do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira colou grau na última sexta-feira (09), na Câmara de Vereadores do município. Ao todo foram certificados 38 alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU). A turma teve como patrona a professora Núbia Moura Ribeiro, que foi a primeira diretora do Campus dos Malês. O campus foi inaugurado em São Francisco do Conde em 12 de maio de 2014.

Para o jovem formando, Iuri Santos Silva do Rosario, cujo pai é franciscano, ter feito parte da turma e concluir o curso foi de extrema importância: “Fazer parte desse momento é de extrema relevância pra mim, principalmente, dentro do projeto da UNILAB e no município de São Francisco do Conde. Durante a nossa formação fomos descobrindo, valorizando e construindo vários significados. O nosso local de fala e de pertença, a valorização da nossa cultura e da nossa raça, o respeito pelos povos e que nossa cor sobressaia sempre em nossas discussões. Encontrar com nossos irmãos depois de séculos em circunstâncias diferentes, ontem escravizados e hoje graduados é, de fato, reafirmar nossa cultura através da reconstrução da nossa identidade e dos laços já criados e hoje recriados”, enfatizou Rosário.

“O Bacharelado em Humanidades é um curso introdutório para as ciências humanas, o qual nos possibilitará no ano que vem concorrer aos cursos de: ciências sociais, história, pedagogia ou relações internacionais, ou até mesmo fazer mobilidade acadêmica na sede da UNILAB no estado do Ceará, concorrendo aos cursos de antropologia ou sociologia”, completou Rosário.

img-20161212-wa0016

Dentre os 38 alunos estão estudantes de vários países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: 1 de Angola, 11 do Brasil, 2 de Cabo Verde, 23 de Guiné-Bissau e 1 de São Tomé e Príncipe.

Para Magnusson Costa, de Guiné Bissau, o quadro de professores da Universidade é um grande diferencial, pois conta com 100% de doutores. “Primeiramente gostaria de deixar registrado a importância da UNILAB na minha vida e na dos meus colegas. Não é em qualquer lugar que se tem uma convivência com tanta diversidade cultural e identitária. O curso de Humanidades me possibilitou o entendimento do mundo e as dinâmicas sociais que levarei para vida, tanto pessoal quanto profissional. Espero poder transmitir os conhecimentos, as vivências e relacionamentos criados durante todo esse tempo com aqueles que pude estar na UNILAB para desfrutar deste lugar”, declarou Magnusson, que afirmou ainda que pretende voltar ao seu país de origem para levar o conhecimento adquirido através da universidade.

Ele disse ainda que: “No início, em Bissau, não sabia o que era o curso de Humanidades por ser um curso novo. Hoje, digo que Humanidades é o melhor curso que eu poderia fazer. Não é uma área de ganhar muito dinheiro para quem estuda para isso. Mas, o grande diferencial deste curso é a sua preocupação com a promoção da democracia, redução das desigualdades sociais, o reconhecimento das várias formas de saberes e de estar no mundo”, concluiu Costa.

img-20161212-wa0014

A mesa da Solenidade de Formatura dos jovens foi composta pela Professora Doutora Matilde Ribeiro, diretora do Campus dos Malês; Professor Doutor Maurilio Machado, diretor do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB; da Pro-reitora da Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD) Professora Doutora Andrea Linard, do Vice-reitor na condição de reitor interino, Professor Doutor Aristeu Rosendo; Professor Doutor Carlindo Fausto Antônio, coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades; da Paraninfa da turma, Professora Doutora Cristiane Santos Souza e a Patronese da turma, a primeira diretora do Campus dos Malês, a Professora Doutora Núbia Moura Ribeiro.

Também estiveram presentes ao evento o Diretor da Casa de Angola, Camilo Afonso; o ex-secretário de Educação do município de Candeias, Jair Cardoso e o Secretário de Governo do município de São Francisco do Conde, Alberto Jorge Mattos. Além das autoridades institucionais.

A UNILAB é uma instituição federal de educação superior que tem como missão institucional formar pessoas para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). A proposta também é promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Metade das vagas de seus cursos de graduação são destinadas a brasileiros e a outra metade para estrangeiros. Além da perspectiva da Cooperação Internacional Solidária Sul-Sul, a UNILAB está alinhada com a política de interiorização do Ensino Superior do Ministério da Educação do Brasil, o que motiva a instalação de seus campi no interior do Ceará e da Bahia.