PROAP realiza devolutiva da avaliação dos potenciais criativos dos alunos da rede municipal de ensino

No final do mês de julho, a equipe do Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Alunos e Professores – PROAP, órgão ligado à Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, realizou atividades de avaliação dos potenciais criativos dos estudantes da rede municipal de ensino. Agora, diante dos resultados obtidos, as psicólogas do programa estão realizando a devolutiva da pesquisa, iniciando pela escola Frei Eliseu Eismann.

As devolutivas da Pesquisa VOAR, realizada pelas fisioterapeutas e psicólogas do PROAP, na escola Frei Eliseu, tiveram início com os pais e  foi dada continuidade com as crianças do 5o ano. O objetivo foi dar um retorno sobre a avaliação neuropsicológica realizada no início deste semestre, em 05 escolas da rede (escolas-piloto). Esta pesquisa é uma iniciativa da SEDUC e objetivou avaliar aspectos cognitivos das crianças, de maneira a auxiliar no desenvolvimento de estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de educação”, declarou a coordenadora do Proap, Laís Lima de Oliveira.

Segundo Daniela Bispo, diretora da escola, “a devolutiva foi de grande êxito! Os alunos esboçaram a satisfação de descobrirem que tinham capacidade, porque eles nem acreditavam nisso. Os estudantes que têm um perfil mais agressivo e brigão na escola são alunos que também têm várias habilidades”. A gestora também disse que “acima de tudo, foi importante essa devolutiva individual, de chegar mais perto, de conversar com cada um, falar que são capazes. Além da parte pedagógica trabalhada, elas conseguiram plantar a sementinha do querer, de mostrar que os alunos são capazes de chegar aonde quiserem e que as dificuldades do dia-a-dia virão, mas se tiverem meta e foco, eles chegarão aonde desejarem”.

Na próxima semana, a ação será desenvolvida na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL) e, na seguinte, ocorrerá na Escola Municipal Iromar Silva Nogueira. As crianças que obtiveram um baixo desempenho  farão um re-teste.